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Tipo do documento: Dissertação
Título: Engajamento docente na formação continuada de professores de ciências e biologia da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul - PE
Autor: RAMALHO, Climéria Beserra 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro coorientador: NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Segundo membro da banca: BARROS, Marcos Alexandre de Melo
Resumo: A formação continuada é um campo complexo de discussão que envolve a superação de desafios para envolver professores em suas práticas. Embora pouco explorado na literatura brasileira, o engajamento docente é considerado um parâmetro para avaliar o êxito de práticas educativas segundo a literatura internacional. O campo de pesquisa se deu no âmbito da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, envolvendo professores de Ciências e Biologia que passaram a experimentar um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas no biênio 2018 e 2019. Após o período das vivências, surgiu a seguinte questão de pesquisa: Qual a possível influência de um modelo de formação continuada, com uso de metodologias ativas no engajamento dos docentes de Ciências e Biologia da GRE Metropolitana Sul? Com base no questionamento, elaboramos o seguinte objetivo geral: Compreender a influência de um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas no engajamento de docentes de Ciências e Biologia da GRE Metropolitana Sul-PE. Em consonância com essa busca, definimos os seguintes objetivos específicos: Identificar as evidências de engajamento docente presentes no modelo de formação continuada; Mensurar as dimensões e níveis de engajamento docente presentes no processo formativo; Analisar a percepção dos docentes sobre o modelo de formação continuada com utilização de metodologias ativas e de seu engajamento no processo formativo. A pesquisa se configura dentro de uma abordagem quali-quantitativa do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa documental, escala de mensuração de engajamento docente na formação continuada e entrevistas em forma de Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). O tratamento dos dados se deu pela Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) com triangulação de dados. Ao longo da investigação, a pesquisa nos conduziu a propor um instrumento com indicadores próprios para mensurar os níveis de engajamento docente na formação continuada. As entrevistas realizadas através da técnica do CHD se mostraram de extrema relevância para validar de forma qualitativa os resultados quantitativos gerados pela escala. Através dos resultados, identificamos que os principais elementos motivadores que promoveram engajamento docente foram: as temáticas da formação selecionadas a partir das necessidades formativas dos professores, a vinculação da formação a eventos científicos da universidade, o papel do formador como mediador e a metodologia colaborativa da formação. Todos eles favoreceram o engajamento cognitivo, emocional e social dos professores nas diferentes perspectivas de seus indicadores. Dessa forma, a pesquisa evidenciou que o processo de formação continuada rompeu com o modelo tradicional de viés positivista e influenciou no engajamento dos docentes com seu processo formativo.
Abstract: Continuing education is a complex field of discussion that involves overcoming challenges to engage teachers in their practices. Although little explored in Brazilian literature, teacher engagement is considered a parameter for evaluating the success of educational practices according to international literature. The research field took place within the Regional Management of South Metropolitan Education of the State Education Network of Pernambuco, involving Science and Biology teachers who started to experience a model of continuing education with the use of active methodologies in the 2018-2019 biennium. After the period of experiences, the following research question arose: What is the possible influence of a model of continuing education, using active methodologies on the engagement of Science and Biology teachers of the South Metropolitan GRE? Based on the question, we developed the following general objective: To understand the influence of a model of continuing education using active methodologies on the engagement of Science and Biology teachers of the South Metropolitan GRE-PE. In line with this quest, we defined the following specific objectives: To identify the evidence of teacher engagement present in the model of continuing education; To measure the dimensions and levels of teacher engagement present in the training process; To analyze teachers' perception of the model of continuing education using active methodologies and their engagement in the training process. The research is configured within a qualitative-quantitative exploratory and descriptive approach. The following instruments were used to construct the data: documentary research, a scale for measuring teacher engagement in continuing education, and interviews in the form of the Hermeneutic Dialectical Circle (CHD). The data were treated by Interactive Dialectical Hermeneutical Analysis (AHDI) with data triangulation. Throughout the investigation, the research led us to propose an instrument with its own indicators to measure the levels of teacher engagement in continuing education. The interviews carried out through the CHD technique proved to be of extreme relevance to qualitatively validate the quantitative results generated by the scale. Through the results, we identified that the main motivating elements that promoted teacher engagement were: the training topics selected from the teachers' training needs, the link between the training and scientific events of the university, the role of the trainer as a mediator, and the collaborative methodology of the training. All of them favored the cognitive, emotional, and social engagement of teachers in different perspectives of their indicators. Thus, the research evidenced that the continuing education process broke with the traditional model of positivist bias and influenced teachers' engagement with their training process.
Palavras-chave: Formação continuada
Engajamento docente
Professor de ciências
Professor de biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: RAMALHO, Climéria Beserra. Engajamento docente na formação continuada de professores de ciências e biologia da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul - PE. 2023. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9252
Data de defesa: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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