Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWAQUIM NETO, José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3918957493153083por
dc.contributor.advisor1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee2PINHO, Marco Aurélio Benevides de-
dc.date.accessioned2023-07-25T20:58:59Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.citationWAQUIM NETO, José. Evasão na educação a distância: estudo acerca da afetividade dos professores tutor/executor na perspectiva de mediação e ferramenta de permanência dos alunos do curso de Administração do IESM. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9251-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a evasão na educação a distância, um estudo acerca da afetividade na mediação como ferramenta de permanência dos alunos. Abordou-se o conceito de afetividade como fenômeno psíquico motivador no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza e abordagem qualitativa. A metodologia utilizada para coleta de dados é a entrevista semidiretiva, aplicada com uma amostra de 90 (noventa) alunos colaboradores do estudo recém-evadidos (reprovados), de uma disciplina curricular do curso de Administração, oferecida na modalidade educação a distância. Através da análise de conteúdo foi interpretado que os alunos desistiram (reprovados na disciplina) do curso, entre outros pontos, por consequência da falta de afetividade. A afetividade como referência de equilíbrio na gestão da EAD e seus personagens, claramente, verifica-se que a permanência na modalidade de ensino a distância dos alunos, estabelecendo uma relação de afeto institucional, diminui a evasão e melhora o desempenho no processo pedagógico de ensino-aprendizagem durante o curso. A base teórica que fundamenta esta investigação se apoia nos aportes e estudos de Moran (1994), Fávero (2006), Santos (2009) Almeida (2009), dentre outros, afetividade nas relações de ensino e aprendizagem na educação à distância com base nos estudos de Piaget (1978), Vygotsky (1996) e Wallon (1975). Portanto, reafirmamos a necessidade de aprofundamento na temática apresentada, na perspectiva de novas pesquisas a serem realizadas na compreensão da dinamicidade da relação evasão/afetividade no processo de ensino/aprendizagem em EAD, assim como, a relevância da mesma na mediação pedagógica na modalidade de ensino de ensino.por
dc.description.abstractThe present work has as object of study the Evasion in Distance Education, a study about the Affectivity in the mediation as a tool of permanence of the students. In the conception of affectivity as a motivating psychic phenomenon in the teaching process in virtual environments. It is a descriptive research of nature and qualitative approach. The methodology used for data collection is the semidirectional interview, applied with a sample of ninetyn collaborating students of the newly evaded (failed) study, of a curricular discipline of the Administration Course, offered in the modality Distance Education. Through the analysis of content it was interpreted that the students gave up (disallowed in the course) of the course, among other points, due to lack of affectivity. The affectivity as a reference of balance in the management of the EDA and its characters, clearly, it is verified that the permanence in the modality of distance Teaching of the students, establishing a relation of institutional affection, reduces the evasion and improves the performance in the pedagogical process of teaching -learning during the course. The theoretical basis for this research is based on the contributions and studies of Moran (1994), Santos (2009), Favero (2006), Almeida (2009), among others, affectivity in teaching and learning relationships in Distance Education based in the studies of Piaget (1978), Vygotsky (1996) and Wallon (1975). Therefore, we reaffirm the need to deepen the theme presented, in the perspective of new researches to be carried out in understanding the dynamicity of the relationship evasion / affectivity in the teaching process in ED, as well as the relevance of the same in the pedagogical mediation in the modality of teaching of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-25T20:58:59Z No. of bitstreams: 1 Jose Waquim Neto.pdf: 1506088 bytes, checksum: 58c3421393ec0d10808dc5171893d2ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-25T20:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Waquim Neto.pdf: 1506088 bytes, checksum: 58c3421393ec0d10808dc5171893d2ff (MD5) Previous issue date: 2019-11-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEvasão universitáriapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEvasão na educação a distância: estudo acerca da afetividade dos professores tutor/executor na perspectiva de mediação e ferramenta de permanência dos alunos do curso de Administração do IESMpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Waquim Neto.pdfDocumento principal1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.