Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9245
Tipo do documento: Dissertação
Título: A categoria de tempo por uma abordagem enunciativa
Título(s) alternativo(s): The time category by an enunciational approach
Autor: SILVA, Suenia Roberta Vasconcelos da 
Primeiro orientador: FERREIRA JÚNIOR, José Temístocles
Primeiro membro da banca: BORBA, Vicentina Maria Ramires
Segundo membro da banca: BARROS, Isabela Barbosa do Rêgo
Resumo: A abordagem enunciativa no ensino de língua é relativamente recente e ainda se encontra em processo de consolidação, sobretudo se considerarmos a perspectiva enunciativa baseada nos postulados teóricos de Benveniste. Por outro lado, uma abordagem dessa natureza possui amplitude considerável, pois está assentada em princípios que comportam aspectos regulares do sistema da língua e, ao mesmo tempo, sustentam as singularidades subjetivas na unicidade do ato discursivo. Logo, o ensino de língua a partir desse olhar enunciativo pode promover o desenvolvimento das capacidades enunciativas do aluno, como postulam os documentos oficiais da educação como a Base Nacional Comum Curricular, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9495/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse sentido, a presente pesquisa se volta para a categoria de tempo a partir de uma perspectiva enunciativa, buscando discutir suas dimensões e formular princípios para abordagem dessa categoria no ensino de língua. Do ponto de vista enunciativo, a categoria de tempo apresenta diversas dimensões ligadas ao ato discursivo e aos elementos a ele subjacentes, como a experiência, a alteridade, a história e a cultura do homem na e pela linguagem. No caso do texto escrito, a atualização da categoria temporal também apresenta outras particularidades relacionadas ao sistema significante da escrita. Esta dissertação tem por objetivo analisar a construção e a organização da categoria de tempo em produções de narrativas textuais escritas por um aluno do Ensino Fundamental I com o intuito de pensar em elementos para uma abordagem enunciativa da temporalidade no ensino de língua materna. O trabalho está fundamentado nos estudos de Émile Benveniste para quem a escrita é uma forma complexa de discurso, que exige do enunciador-escrevente uma atividade voltada ao nível semiótico da língua para lhe permitir estabelecer relação com o outro por meio de signos. O corpus da pesquisa foi composto por narrativas escritas e reescritas por um aluno do Ensino Fundamental 1. As análises têm caráter qualitativo-interpretativista e voltam-se à observação do funcionamento da categoria de tempo e da construção de referência em narrativas textuais escritas, buscando compreender a subjetividade e a intersubjetividade do enunciador-escrevente. Com base nas perspectivas de Benveniste, concluímos que, na enunciação escrita, a criança promove ajustes a sua escrita por meio da referência e da construção de sentidos no texto narrativo escrito. Desse modo, a criança ao enunciar-se na língua revela o seu lugar no ato enunciativo escrito através de procedimentos de sintagmatização utilizados para a construção de sentidos no texto escrito na relação entre locutor e alocutário. No ato de escrita a criança mostra toda a sua singularidade referente ao sistema e estrutura da língua em virtude do processo de autorreferência realizado pela criança ao apropriar-se da língua para estabelecer a enunciação escrita.
Abstract: The enunciative approach in language teaching is relatively recent and is still in the process of consolidation, especially if we consider the enunciative perspective based on Benveniste's theoretical postulates. On the other hand, an approach of this nature has considerable amplitude, as it is based on principles that include regular aspects of the language system and, at the same time, support subjective singularities in the uniqueness of the discursive act. Therefore, language teaching from this enunciative perspective can promote the development of the student's enunciative capacities, as postulated by official education documents such as the National Common Curricular Base, the Law of Directives and Base of National Education 9495/96, the Parameters National Curriculum. In this sense, the present research turns to the category of time from an enunciative perspective, seeking to discuss its dimensions and formulate principles for approaching this category in language teaching. From the enunciative point of view, the category of time presents several dimensions linked to the discursive act and to the elements underlying it, such as experience, alterity, history and human culture in and through language. In the case of the written text, the updating of the temporal category also presents other particularities related to the signifying system of writing. This dissertation aims to analyze the construction and organization of the category of time in productions of textual narratives written by a student of Elementary School I in order to think about elements for an enunciative approach to temporality in the teaching of the mother tongue. The work is based on the studies of Émile Benveniste for whom writing is a complex form of discourse, which demands from the enunciator-writer an activity focused on the semiotic level of the language to allow him to establish a relationship with the other through signs. The research corpus consisted of narratives written and rewritten by a student of Elementary School 1. The analyzes have a qualitative-interpretative character and focus on the observation of the functioning of the category of time and the construction of reference in written textual narratives, seeking to understand the subjectivity and intersubjectivity of the enunciator-scribe. Based on Benveniste's perspectives, we conclude that, in written enunciation, the child promotes adjustments to his writing through reference and construction of meanings in the written narrative text. In this way, when the child expresses himself in the language, he reveals his place in the written enunciative act through syntagmatization procedures used for the construction of meanings in the written text in the relationship between speaker and addressee. In the act of writing, the child shows all its uniqueness regarding the system and structure of the language due to the self-reference process carried out by the child when appropriating the language to establish the written enunciation.
Palavras-chave: Linguagem e línguas
Enunciação
Referência (Linguistica)
Análise do discurso
Atos de fala (Linguística)
Linguística estrutural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: SILVA, Suenia Roberta Vasconcelos da. A categoria de tempo por uma abordagem enunciativa. 2023. 73 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9245
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suenia Roberta Vasconcelos da Silva.pdfDocumento principal987,03 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.