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Tipo do documento: Dissertação
Título: O olhar das (os) estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental acerca da representação da mulher nas músicas de brega-funk
Autor: MOURA, Jarmerson Franklin Bezerra de 
Primeiro orientador: GOMES, Valéria Severina
Primeiro membro da banca: GOMES, Jaciara Josefa
Segundo membro da banca: MELO, Iran Ferreira de
Resumo: Neste estudo, busquei verificar a percepção das (os) alunas (os) do Ensino Fundamental acerca da representatividade da mulher no cenário do brega-funk, gênero musical subestimado no âmbito escolar, a partir da análise de uma intervenção didática, onde, numa roda de conversa, as (os) alunas (os) analisaram uma música do gênero e, em seguida, compartilharam suas percepções acerca dos elementos linguísticos e discursivos que representam a mulher no texto, bem como os elementos inerentes ao meio de produção da canção. O trabalho foi desenvolvido sob a ótica dos gêneros (BAKHTIN, 2000), (MARCUSCHI, 2008); da perspectiva do ensino dos gêneros (SCHENEUWLY; DOLZ, 1995); e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2016) para subsidiar a análise dos dados contidos na resposta das (os) alunas (os). A pesquisa aborda, ainda, a construção social da imagem feminina com base em HALL (2006). As análises lingüístico-discursivas partem da historicidade desse estilo de canção e sua variedade linguística, os diferentes efeitos de sentido motivados pelas escolhas lexicais, as estratégias de verbalização e seus efeitos discursivos, dando um enfoque à análise crítica do discurso. O objetivo geral é analisar a percepção das (os) alunas (os) do 8° ano do Ensino Fundamental do Município do Paulista acerca da representação da mulher nas músicas de brega-funk. Os objetivos específicos são: 1. Traçar a historicidade do brega-funk, considerando os estilos musicais anteriores; 2- Identificar marcas linguístico-discursivas que evidenciem a representação da mulher nas letras de brega-funk; 3. Analisar o ponto de vista das (os) alunas (os) acerca da representação da mulher sob a óptica da análise crítica do discurso. Adotei o método de abordagem indutivo; método de procedimento comparativo; a pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, é aplicada; do ponto de vista da abordagem, é qualitativa; do ponto de vista dos objetivos, é exploratória; do ponto de vista dos procedimentos, é pesquisa-ação (LAKATOS; MARCONI, 2003). Este estudo mostra-se relevante porque busca não apenas discutir os novos espaços conquistados pela mulher contemporânea na sociedade, mas também o de agregar novas perspectivas ao ensino de língua portuguesa, trabalhando um gênero excluído pelo sistema de ensino elitista vigente.
Abstract: In this study, I sought to verify the perception of elementary school students about the representativeness of women in the brega-funk scene, a musical genre that is underestimated in the school environment, based on the analysis of a didactic intervention, where, in a conversation circle, the students analyzed a song of the genre and then shared their perceptions about the linguistic elements that represent the woman in the text, as well as the elements inherent to the means of production of the song. The analysis of the data contained in the students' answers took place from the perspective of genres (BAKHTIN, 2000) and (MARCUSCHI, 2008); from the perspective of teaching genres by (SCHENEUWLY; DOLZ, 1995); and in the light of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016). The addresses research the social construction of the female image based on HALL (2006). The linguistic-discursive analyzes start from the historicity of this style of song and its linguistic variety, the different effects of meaning motivated by the lexical choices, the verbalization strategies and its discursive effects, giving a focus to the critical analysis of the discourse. The general objective is to analyze the perception of students of the 8th year of Elementary Public School in Paulista City about the representation of women in brega-funk songs. The specific objectives are: 1. Tracing the historicity of brega-funk, considering previous musical styles; 2- Identify linguistic-discursive marks that show the representation of women in brega-funk lyrics; 3. Analyze the students' point of view about the representation of women from the perspective of critical discourse analysis. I adopted the inductive method of approach; comparative procedure method; research, from the point of view of its nature, is applied; from the point of view of the approach, it is qualitative; from the point of view of objectives, it is exploratory; from the point of view of procedures, it is field research (LAKATO; MARCONI, 2003). This study is relevant because it seeks not only to discuss the new spaces conquered by contemporary women in society, but also to add new perspectives to Portuguese language teaching, working with a gender excluded by the current elite education system.
Palavras-chave: Mulher
Representação social
Música
Letramento
Historicidade
Análise crítica do discurso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: MOURA, Jarmerson Franklin Bezerra de. O olhar das (os) estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental acerca da representação da mulher nas músicas de brega-funk. 2023. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9241
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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