Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9207
Tipo do documento: Dissertação
Título: Como fazer animações no Powerpoint para o estudo da Física do Ensino Médio
Autor: SOUZA, Salatiel José de 
Primeiro orientador: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Primeiro membro da banca: SOUZA, Adauto José Ferreira de
Segundo membro da banca: MELO, Énery Gislaine de Souza
Resumo: Vivemos na era da tecnologia. O que outrora víamos apenas em filmes de ficção, hoje já faz parte de nosso cotidiano. Celulares, smartphones, tablets e notebooks tornaram-se indispensáveis em quase todas as atividades profissionais, e essa realidade não é diferente no ambiente escolar. Agregado à necessidade do uso desses aparelhos, temos ainda alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o objetivo de qualquer professor é promover no aluno uma aprendizagem de qualidade, é fundamental que ele esteja sempre procurando novas formas e alternativas de ensino na tentativa de facilitar o aprendizado significativo na estrutura cognitiva de seu aprendiz, e uma alternativa muito eficiente que pode ajudar na compreensão de um conteúdo de Física, são as animações. As animações são objetos virtuais e dinâmicos que podem ser vistos por meio de vídeos ou de slides. Esta dissertação tem como objetivo descrever uma forma de como se fazer animações para que professores que ainda não sabem como fazê-las, especialmente os de Física, possam incrementar as suas aulas, tornando-as mais interessantes, divertidas e inclusivas. O produto educacional desta dissertação corresponde à descrição de uma sequência de slides que apresenta os comandos necessários a fim de fazer animações em PowerPoint para construção de uma aula de Física. Por isso, antes de mostrar essa construção, foi feito um tutorial apresentando passo a passo os comandos necessários para fazer animações em PowerPoint. Para aplicar o produto educacional aqui sugerido, quatro aulas de 50 minutos foram ministradas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de um colégio particular localizado no Recife, utilizando os slides que foram construídos com o tema: satélites. Este trabalho foi desenvolvido sob a luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel. Para avaliar este produto educacional, foi realizada uma pesquisa qualitativa, usando apenas as narrativas dos quinze entrevistados, sem a necessidade de uma análise gráfica ou estatística do resultado. Através do resultado dessa pesquisa, observou-se que a maioria dos alunos conseguiu compreender melhor os fenômenos físicos através das animações e concluímos, dessa forma, que essa ferramenta educacional é, de fato, de grande utilidade no processo de ensino e de aprendizagem.
Abstract: We live in the age of technology. What we used to see only in fiction films, today is already part of our daily life. Mobile phones, smartphones, tablets and notebooks have become indispensable in almost all professional activities, and this reality is no different in the school environment. Added to the need to use these devices, we still have students with different learning styles. As the goal of any teacher is to promote quality learning in the student, it is essential that he is always looking for new ways and alternatives of teaching in an attempt to facilitate meaningful learning in the cognitive structure of his apprentice, and a very efficient alternative that can help in understanding a content of physics, are the animations. The animations are virtual and dynamic objects that can be seen through videos or slides. This dissertation aims to describe a way of making animations so that teachers who do not yet know how to make them, especially those in Physics, can increase their classes, making them more interesting, fun and inclusive. The educational product of this dissertation corresponds to the description of a slide sequence that presents the necessary commands in order to make PowerPoint animations for building a physics class. Therefore, before showing this construction, a tutorial presenting step by step the necessary commands to make PowerPoint animations was done. To apply the educational product suggested here, four 50-minute classes were taught in a third grade class at a private school located in Recife, using the slides that were built with the theme: satellites. This work was developed in the light of David Paul Ausubel's Significant Learning Theory. In order to evaluate this educational product, a qualitative research was carried out, using only the narratives of the fifteen interviewees without the need for a graphic or statistical analysis of the result. Through the result of this research, it was observed that most students were able to better understand physical phenomena through animations and we concluded that this educational tool is indeed very useful in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Ensino de física
Satélites
Animação por computador
PowerPoint (Programa de computador)
Aprendizagem significativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SOUZA, Salatiel José de. Como fazer animações no Powerpoint para o estudo da Física do Ensino Médio. 2020. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9207
Data de defesa: 2-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Salatiel Jose de Souza.pdfDocumento principal5,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.