Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9206
Tipo do documento: Dissertação
Título: Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem do efeito fotoelétrico
Autor: MENEZES, Rafhael Lucas Arruda Teles de 
Primeiro orientador: MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon
Primeiro membro da banca: HOLANDA, Rocicler Oliveira
Segundo membro da banca: SUNDHEIMER, Michael Lee
Resumo: O presente trabalho consiste na utilização das Unidades de Ensino Potencialmente significativas (UEPS), que se baseiam na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, para o ensino do efeito fotoelétrico. Sua aplicação se deu em uma escola da rede privada em alunos do 3º ano do Ensino Médio que participaram de forma ativa, orientados pelo professor que mediou cada passo da UEPS. O projeto foi realizado em oito aulas sequenciais e seus resultados foram analisados em cada etapa. Seu êxito mostrou o quanto essas sequências conduzem a uma aprendizagem significativa. Por fim, um manual foi produzido com o intuito de auxiliar novos trabalhos por docentes desta área.
Abstract: The present work consists in the use of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), which are based on Ausubel's Theory of Significant Learning, for teaching the photoelectric effect. Its application took place in a private educational institution with 3rd year high school students who actively participated, guided by the teacher who mediated each step of PMTU. The project was carried out in eight sequential classes and its results were analyzed at each stage. Its success has shown how these sequences lead to meaningful learning. Finally, a manual was produced in order to help new work by teachers in this area.
Palavras-chave: Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: MENEZES, Rafhael Lucas Arruda Teles de. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem do efeito fotoelétrico. 2021. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9206
Data de defesa: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafhael Lucas Arruda Teles de Menezes.pdfDocumento principal2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.