Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJESUS, Moisés Andrade de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092978751550383por
dc.contributor.advisor1MAGNO, Wictor Carlos-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de-
dc.contributor.referee2SUNDHEIMER, Michael Lee-
dc.date.accessioned2023-07-10T21:04:55Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationJESUS, Moisés Andrade de. Utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física. 2021. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9205-
dc.description.resumoNeste trabalho estudamos a utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física, objetivando a criação de uma sequência didática, com aulas teóricas e práticas, que permitam ao docente de física ensinar de forma inovadora, conceitos da tecnologia de energia solar fotovoltaica em sala de aula. Com isso, é possível proporcionar ao aluno um conhecimento básico que o direcione para esse mercado que tende a crescer com o avanço do setor elétrico. O presente trabalho tem como base de referência a teoria da aprendizagem de David Ausubel, onde aborda sobre a ancoragem de novos conhecimentos em seus subsunçores. Partindo desse princípio, a sequência didática apresentada, aborda os conceitos básicos de eletricidade, em uma sequência lógica, de tal forma que possibilite o entendimento básico do sistema solar fotovoltaico.por
dc.description.abstractIn this work we study the application of photovoltaic energy in the research of Physics Teaching. This work aims to create a didactic sequence, with theoretical and practical classes, which allow the physics teacher to teach in an innovative way, the concepts of photovoltaic solar energy technology. With this, it is possible to provide the student with a basic knowledge that directs him to this market that tends to grow with the advancement of the electric sector. The present work is based on David Ausubel's theory of learning, where he addresses the anchoring of new knowledge in his subsumers. Based on this principle, the didactic sequence, presented, addresses the basic concepts of electricity, in a logical sequence, in such a way as to enable the basic understanding of the photovoltaic solar system and its applications in nowadays.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T21:04:55Z No. of bitstreams: 1 Moises Andrade de Jesus.pdf: 3474097 bytes, checksum: 01c078d3841ad3b2f581bfa3decb7727 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T21:04:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moises Andrade de Jesus.pdf: 3474097 bytes, checksum: 01c078d3841ad3b2f581bfa3decb7727 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnergia solarpor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectGeração de energia fotovoltaicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUtilização da energia fotovoltaica no ensino de Físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moises Andrade de Jesus.pdfDocumento principal3,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.