Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNERI, Marcos Felipe Mendonça de-
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Sara Cristina Pinto-
dc.contributor.advisor1-
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno-
dc.contributor.referee2COSTA, Ernande Barbosa da-
dc.contributor.referee3TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.date.accessioned2023-07-10T20:55:59Z-
dc.date.issued2023-05-24-
dc.identifier.citationNERI, Marcos Felipe Mendonça de. Gamificação no ensino da Física: o uso de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. 2023. 214 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9204-
dc.description.resumoAtualmente, e especialmente no período após a pandemia da COVID-19, o ensino da Física encontra grandes dificuldades relacionadas às práticas modernas de nossa vida social e cultural. A prática docente no ensino de Física já possui uma dificuldade intrínseca, dada a natureza dos conceitos abordados e as competências exigidas dos estudantes para aprendê-los, mas nas últimas décadas, além dessas, surgiu um novo desafio, a cultura digital. Competir com jogos, vídeos, redes sociais e demais aplicativos que disputam a atenção dos estudantes é desconcertante para a maioria dos docentes que usando metodologias tradicionais têm verificado o fracasso nas relações de ensino-aprendizagem. Este trabalho visa, baseado em estudos acerca da aprendizagem e teoria da diversão aplicada à educação, oferecer aos professores de Física uma alternativa metodológica para o desenvolvimento das competências previstas nas legislações de referência, como a Lei de Diretrizes e Bases, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, trabalhando nas relações entre signo e significado dos conceitos iniciais de cinemática a partir do uso de um aplicativo, permitindo transformar em aliado, um dispositivo que vem sendo vilanizado em nossas salas de aula: o celular.por
dc.description.abstractCurrently, and especially in the period after the COVID-19 pandemic, the teaching of Physics encounters great difficulties related to the modern practices of our social and cultural life. Teaching practice in physics teaching already has an intrinsic difficulty, given the nature of the concepts addressed and the skills required of students to learn them, but in recent decades, in addition to these, a new challenge has emerged, the digital culture. Competing with games, videos, social networks and other applications that compete for students' attention is disconcerting for most professors who, using traditional methodologies, have seen failure in teaching-learning relationships. This work aims, based on studies about learning and the theory of fun applied to education, to offer Physics teachers a methodological alternative for the development of competences foreseen in the reference legislation, such as the Law of Guidelines and Bases, the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base, working on the relationship between sign and meaning of the initial concepts of kinematics from the use of an application, allowing to transform into an ally, a device that has been villainized in our classrooms: the smartphone.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T20:55:59Z No. of bitstreams: 1 Marcos Felipe Mendonca de Neri.pdf: 40675767 bytes, checksum: f7e1d9b4f71b95e9f3b55e89e29bd373 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T20:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Felipe Mendonca de Neri.pdf: 40675767 bytes, checksum: f7e1d9b4f71b95e9f3b55e89e29bd373 (MD5) Previous issue date: 2023-05-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectCinemáticapor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectJogos eletrônicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGamificação no ensino da Física: o uso de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básicapor
dc.title.alternativeGamification in physics teaching: the use of electronic games in the teaching-learning process in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Felipe Mendonca de Neri.pdfDocumento principal39,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.