Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Marco Aurélio Duque de-
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee1SUNDHEIMER, Michael Lee-
dc.contributor.referee2FIGUEIREDO, Pedro Hugo de-
dc.date.accessioned2023-07-10T20:37:19Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.citationLIMA, Marco Aurélio Duque de. Confecção de lentes esféricas por intermédio de uma cortadora CNC laser: uma aplicação de metodologia ativa para o estudo da óptica geométrica no Ensino Médio. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9203-
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu da necessidade que sentimos, ao longo de mais de duas décadas de atuação na linha de frente da educação, ministrando aulas de Física a estudantes de diferentes faixas etárias, de diferentes níveis cognitivos e sociais, de haver um caráter mais experimental na realização dessas aulas. Com isso, o objetivo desse produto educacional é oferecer uma ferramenta aos docentes da área de Física, a fim de que os mesmos possam aproveitar os avanços tecnológicos que a cada dia mais são inseridos no seio da comunidade educacional. Esse produto educacional traz uma sequência didática que, ancorada nos pensamentos de David Ausubel, valoriza os conhecimentos prévios que os estudantes possuem e proporciona ao docente elementos que podem favorecer o avanço desses conhecimentos, consolidando, assim, uma aprendizagem mais significativa. Nessa sequência didática, cabe aos estudantes elaborar e confeccionar lentes esféricas através de um programa computacional chamado RD WORKS, uma cortadora CNC laser e uma placa de acrílico. Com as lentes confeccionadas, são realizados experimentos, medições e cálculos de distancia focal e índice de refração do material que compõe a lente. Com base nas respostas dos estudantes ao pré-teste e ao pós-teste, observamos que houve um significativo progresso no que tange ao conhecimento das lentes esféricas, além de notarmos também que aconteceu um maior interesse pelas aulas e um aguçamento do senso crítico e investigativo, que acreditamos ser de suma importância para o estudo das ciências.por
dc.description.abstractThis research arose from the need we felt, over more than two decades of acting in the front line of education, teaching Physics classes to students of different age groups, of different cognitive and social levels, to have a more experimental character in the realization of these classes. Hence, the objective of this educational product is to offer a tool to teachers in the area of Physics, so that they can take advantage of the technological advances that are increasingly inserted within the educational community. This educational product brings a didactic sequence that, anchored in the thoughts of David Ausubel, values the previous knowledge that students have and provides the teacher with elements that can favor the advancement of this knowledge, thus consolidating a more significant learning. In this didactic sequence, it is up to the students to elaborate and make spherical lenses through a computer program called RD WORKS, a CNC laser cutter and an acrylic plate. With the lenses made, experiments, measurements and calculations of focal length and refractive index of the lens material are performed. Based on responses by students to pre and post-tests, we observed that there has been significant progress in terms of knowledge of spherical lenses, in addition to noting that there has been greater interest in classes and a sharpening of the critical and investigative sense, which we believe is of paramount importance for the study of science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T20:37:19Z No. of bitstreams: 1 Marco Aurelio Duque de Lima.pdf: 1782483 bytes, checksum: cef794e45006b445e2b5edbe1d711579 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T20:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marco Aurelio Duque de Lima.pdf: 1782483 bytes, checksum: cef794e45006b445e2b5edbe1d711579 (MD5) Previous issue date: 2020-04-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectÓptica geométricapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConfecção de lentes esféricas por intermédio de uma cortadora CNC laser: uma aplicação de metodologia ativa para o estudo da óptica geométrica no Ensino Médiopor
dc.title.alternativeMaking spherical lenses using a CNC laser cutter: an application of active methodology for studying geometric optics in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Aurelio Duque de Lima.pdfDocumento principal1,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.