Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9203
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Confecção de lentes esféricas por intermédio de uma cortadora CNC laser: uma aplicação de metodologia ativa para o estudo da óptica geométrica no Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Making spherical lenses using a CNC laser cutter: an application of active methodology for studying geometric optics in high school |
Autor: | LIMA, Marco Aurélio Duque de |
Primeiro orientador: | MIRANDA, Antônio Carlos da Silva |
Primeiro membro da banca: | SUNDHEIMER, Michael Lee |
Segundo membro da banca: | FIGUEIREDO, Pedro Hugo de |
Resumo: | Esta pesquisa surgiu da necessidade que sentimos, ao longo de mais de duas décadas de atuação na linha de frente da educação, ministrando aulas de Física a estudantes de diferentes faixas etárias, de diferentes níveis cognitivos e sociais, de haver um caráter mais experimental na realização dessas aulas. Com isso, o objetivo desse produto educacional é oferecer uma ferramenta aos docentes da área de Física, a fim de que os mesmos possam aproveitar os avanços tecnológicos que a cada dia mais são inseridos no seio da comunidade educacional. Esse produto educacional traz uma sequência didática que, ancorada nos pensamentos de David Ausubel, valoriza os conhecimentos prévios que os estudantes possuem e proporciona ao docente elementos que podem favorecer o avanço desses conhecimentos, consolidando, assim, uma aprendizagem mais significativa. Nessa sequência didática, cabe aos estudantes elaborar e confeccionar lentes esféricas através de um programa computacional chamado RD WORKS, uma cortadora CNC laser e uma placa de acrílico. Com as lentes confeccionadas, são realizados experimentos, medições e cálculos de distancia focal e índice de refração do material que compõe a lente. Com base nas respostas dos estudantes ao pré-teste e ao pós-teste, observamos que houve um significativo progresso no que tange ao conhecimento das lentes esféricas, além de notarmos também que aconteceu um maior interesse pelas aulas e um aguçamento do senso crítico e investigativo, que acreditamos ser de suma importância para o estudo das ciências. |
Abstract: | This research arose from the need we felt, over more than two decades of acting in the front line of education, teaching Physics classes to students of different age groups, of different cognitive and social levels, to have a more experimental character in the realization of these classes. Hence, the objective of this educational product is to offer a tool to teachers in the area of Physics, so that they can take advantage of the technological advances that are increasingly inserted within the educational community. This educational product brings a didactic sequence that, anchored in the thoughts of David Ausubel, values the previous knowledge that students have and provides the teacher with elements that can favor the advancement of this knowledge, thus consolidating a more significant learning. In this didactic sequence, it is up to the students to elaborate and make spherical lenses through a computer program called RD WORKS, a CNC laser cutter and an acrylic plate. With the lenses made, experiments, measurements and calculations of focal length and refractive index of the lens material are performed. Based on responses by students to pre and post-tests, we observed that there has been significant progress in terms of knowledge of spherical lenses, in addition to noting that there has been greater interest in classes and a sharpening of the critical and investigative sense, which we believe is of paramount importance for the study of science. |
Palavras-chave: | Ensino de física Sequência didática Óptica geométrica Aprendizagem significativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | LIMA, Marco Aurélio Duque de. Confecção de lentes esféricas por intermédio de uma cortadora CNC laser: uma aplicação de metodologia ativa para o estudo da óptica geométrica no Ensino Médio. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9203 |
Data de defesa: | 6-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marco Aurelio Duque de Lima.pdf | Documento principal | 1,74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.