Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA FILHO, João Pessoa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921583264035124por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon-
dc.contributor.referee1MELO JÚNIOR, Ronaldo Pereira de-
dc.contributor.referee2BOSCO, Carlos André de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-07-10T17:01:49Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, João Pessoa de. Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar. 2022. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9199-
dc.description.resumoA pesquisa em ensino de Física tem apontado fortemente para a importância do uso do experimento numa perspectiva investigativa e problematizadora, como ferramenta na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. Tais atividades, dentre outras, podem assumir diferentes papéis em situações de ensino, possibilitando, além da aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante, a tomada de decisão, a análise reflexiva e a construção de conclusões. Alinhados com esta perspectiva emancipatória, desenvolvemos uma sequência didática, baseada no diálogo entre os três momentos pedagógicos e o ensino sob medida, voltada para o ensino teórico e experimental referente à velocidade do som e sua medição. A aplicação deste produto educacional mostrou-se bastante satisfatória, onde pudemos perceber motivação, protagonismo, ficando evidente o desejo dos estudantes que o ensino da física pudesse ser desta forma, o que nos mostra que a experiência vivenciada construiu neles um novo olhar em relação à física. Além disso, os resultados experimentais e os mapas conceituais por eles produzidos dão mostra de que houve aprendizagem.por
dc.description.abstractResearch in physics teaching has strongly pointed to the importance of using the experiment in an investigative and problematizing perspective, as a tool in the formation of scientifically literate citizens. Such activities, among others, can assume different roles in teaching situations, enabling, in addition to meaningful learning, student protagonism, decision-making, reflective analysis and the construction of conclusions. In line with this emancipatory perspective, we developed a didactic sequence, based on the dialogue between the three pedagogical moments and tailor-made teaching, focused on theoretical and experimental teaching regarding the speed of sound and its measurement. The application of this educational product proved to be quite satisfactory, where we could perceive motivation, protagonism, making it evident the desire of the students that the teaching of physics could be this way, which shows us that the lived experience built in them a new look in relation to the physics. In addition, the experimental results and the conceptual maps produced by them show that learning took place.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-07-10T17:01:49Z No. of bitstreams: 1 Joao Pessoa de Oliveira Filho.pdf: 3651433 bytes, checksum: 0c1ec6f160d5d1b612161640b0532880 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-10T17:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao Pessoa de Oliveira Filho.pdf: 3651433 bytes, checksum: 0c1ec6f160d5d1b612161640b0532880 (MD5) Previous issue date: 2022-02-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectVelocidade do sompor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no arpor
dc.title.alternativeInvestigative teaching sequence based on Delizoicov three pedagogical moments for the experimental determination of sound speed in aireng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Pessoa de Oliveira Filho.pdfDocumento principal3,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.