Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9199
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar
Título(s) alternativo(s): Investigative teaching sequence based on Delizoicov three pedagogical moments for the experimental determination of sound speed in air
Autor: OLIVEIRA FILHO, João Pessoa de 
Primeiro orientador: MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon
Primeiro membro da banca: MELO JÚNIOR, Ronaldo Pereira de
Segundo membro da banca: BOSCO, Carlos André de Carvalho
Resumo: A pesquisa em ensino de Física tem apontado fortemente para a importância do uso do experimento numa perspectiva investigativa e problematizadora, como ferramenta na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. Tais atividades, dentre outras, podem assumir diferentes papéis em situações de ensino, possibilitando, além da aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante, a tomada de decisão, a análise reflexiva e a construção de conclusões. Alinhados com esta perspectiva emancipatória, desenvolvemos uma sequência didática, baseada no diálogo entre os três momentos pedagógicos e o ensino sob medida, voltada para o ensino teórico e experimental referente à velocidade do som e sua medição. A aplicação deste produto educacional mostrou-se bastante satisfatória, onde pudemos perceber motivação, protagonismo, ficando evidente o desejo dos estudantes que o ensino da física pudesse ser desta forma, o que nos mostra que a experiência vivenciada construiu neles um novo olhar em relação à física. Além disso, os resultados experimentais e os mapas conceituais por eles produzidos dão mostra de que houve aprendizagem.
Abstract: Research in physics teaching has strongly pointed to the importance of using the experiment in an investigative and problematizing perspective, as a tool in the formation of scientifically literate citizens. Such activities, among others, can assume different roles in teaching situations, enabling, in addition to meaningful learning, student protagonism, decision-making, reflective analysis and the construction of conclusions. In line with this emancipatory perspective, we developed a didactic sequence, based on the dialogue between the three pedagogical moments and tailor-made teaching, focused on theoretical and experimental teaching regarding the speed of sound and its measurement. The application of this educational product proved to be quite satisfactory, where we could perceive motivation, protagonism, making it evident the desire of the students that the teaching of physics could be this way, which shows us that the lived experience built in them a new look in relation to the physics. In addition, the experimental results and the conceptual maps produced by them show that learning took place.
Palavras-chave: Ensino de física
Sequência didática
Velocidade do som
Aprendizagem significativa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: OLIVEIRA FILHO, João Pessoa de. Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar. 2022. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9199
Data de defesa: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Pessoa de Oliveira Filho.pdfDocumento principal3,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.