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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação em matemática : o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica?
Autor: SILVA, Andreza Rodrigues da 
Primeiro orientador: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Primeiro membro da banca: LIMA, Anna Paula Avelar Brito
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de
Terceiro membro da banca: VIANA, Kilma da Silva Lima
Resumo: Esse trabalho de dissertação tem por objetivo analisar as características da avaliação reveladas pelos licenciandos em matemática, quando corrigem as estratégias de resolução de problemas de partilha mobilizadas por estudantes da Educação Básica. Para tanto, sistematizamos nossa pesquisa em duas etapas, primeiramente convidamos estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública Federal de Pernambuco para participar do estudo, sendo dois participantes, no total, que desenvolveram uma atividade de correção dos problemas de partilha junto a um questionário, elaborados a partir de protocolos gentilmente cedidos por Almeida (2016) e Oliveira e Câmara (2011). Na segunda etapa, buscamos por elementos capazes de dar um maior aporte às discussões e estruturamos um questionário pessoal para identificar as relações do licenciando para com a avaliação da aprendizagem matemática. Para o tratamento dos dados organizamos as análises a partir de um agrupamento de elementos por semelhança, as discussões são gestadas por meio dos autores que fundamentam nossas discussões teóricas (ZABALA, 1998; GUBA; LINCOLN, 2011; VIANA, 2014; FISCHER, 2015; SILVA, 2019; HOFFMANN, 2019). Nossos resultados apontam que os licenciandos revelam transitar entre concepções, gerações, funções e tipologias a respeito do que é avaliar. Além disso, apesar de um dos licenciandos relatar algumas dificuldades, demonstram compreender bem as sete estratégias de base utilizadas nessa pesquisa. Observamos que um dos licenciandos acolhe com mais frequência as formas de pensar próprias e o outro valoriza registros com notação algébrica. Notamos, também, dificuldades para expressar o que fazer com os resultados da avaliação e as proposições para possíveis ações didáticas estão voltadas ao entendimento de que o coletivo é o individual. Ao fim das discussões podemos afirmar que o principal objetivo da avaliação, de auxiliar na aprendizagem, ainda não se cumpre em sua totalidade.
Abstract: This dissertation work aims to analyze the characteristics of the assessment revealed by undergraduates in Mathematics, when they correct the problem-solving strategies of sharing mobilized by students of Basic Education. Therefore, we systematized our research in two stages, firstly we invited students from the final periods of the Licentiate Degree in Mathematics from a Federal public institution in Pernambuco to participate in the study, with two participants in total, who developed an activity to correct sharing problems together. to a questionnaire, elaborated from protocols kindly provided by Almeida (2016) and Oliveira and Câmara (2011). In the second stage, we searched for elements capable of giving a greater contribution to the discussions and structured a personal questionnaire to identify the relationships between the licentiate and the assessment of mathematical learning. For the treatment of data, we organized the analyzes based on a grouping of elements by similarity, discussions are managed by the authors who support our theoretical discussions (ZABALA, 1998; GUBA; LINCOLN, 2011; VIANA, 2014; FISCHER, 2015; SILVA, 2019; HOFFMANN, 2019). Our results show that undergraduates reveal that they move between conceptions, generations, functions and typologies regarding what it means to evaluate. Furthermore, despite one of the undergraduates reporting some difficulties, they demonstrate a good understanding of the seven basic strategies used in this research. We observed that one of the undergraduates more frequently welcomes their own ways of thinking and the other values records with algebraic notation. We also noticed difficulties in expressing what to do with the evaluation results and the proposals for possible didactic actions are aimed at understanding that the collective is the individual. At the end of the discussions, we can state that the main objective of the assessment, to assist in learning, is still not fully achieved.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Problemas de partilha
Ensino de matemática
Licenciatura em matemática
Ensino básico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Andreza Rodrigues da. Avaliação em matemática : o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica?. 2021. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9190
Data de defesa: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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