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Tipo do documento: Dissertação
Título: Analisando o potencial de atividades experimentais para discutir diferentes modos de pensar e falar sobre calor
Autor: ALMEIDA, Mayara Gabriella Oliveira de 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Segundo membro da banca: MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens
Terceiro membro da banca: BEZERRA, Bruna Herculano da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo principal analisar a emergência de diferentes modos de pensar e falar o processo de conceituação vivenciado por estudantes licenciandos sobre o conceito de calor ao desenvolverem atividades experimentais, baseadas em cinco zonas propostas no perfil conceitual de calor – realista, animista, substancialista, empírica e racionalista. A teoria do perfil conceitual, proposta por Mortimer e colaboradores em vários trabalhos (1995, 2011, 2014), nos fornece uma base para compreender o processo de conceituação sobre calor a partir de articulações dinâmicas entre diferentes modos de pensar e falar, que encontram sentido em contextos específicos. Para abordagem de atividades experimentais, consideramos a partir de vários trabalhos da literatura que elas vão além de uma aproximação da teoria com a prática, apresentando potencial para promover o engajamento e aprendizagem dos estudantes em discussões sobre os diferentes sentidos atribuídos aos conceitos e extrapolando as dimensões exclusivas do laboratório. Com base nessas premissas, esta pesquisa adotou uma metodologia de natureza qualitativa, na qual foram realizadas diferentes atividades experimentais com estudantes licenciandos em Química, de uma universidade pública federal. Foram propostas quatro atividades experimentais com o objetivo de discutir as diferentes formas de pensar o conceito de calor. Para a construção dos dados foram solicitados registros escritos em fichas didáticas utilizadas nas aulas e feita a gravação em áudio de falas dos licenciandos. Os resultados obtidos mostraram que as cinco zonas do perfil conceitual de calor emergiram ao longo das aulas, e que embora cada atividade tenha sido proposta com a expectativa de suscitar ideias de uma zona específica, os licenciandos mobilizaram outras zonas quando expressaram suas ideias, mostrando a pluralidade de modos de pensar e falar que permeia a compreensão do conceito. As atividades experimentais foram importantes para promover questionamentos e os resultados evidenciaram a relevância de o professor problematizar e conduzir discussões ao longo dessas atividades.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the emergence of different ways of thinking and the process of conceptualization experienced by undergraduates as they study on the concept of heat by developing experimental activities, proposed according to the five zones of the conceptual profile of heat – realistic, animist, substantialist, empirical and rationalist. The theory of conceptual profiles proposed by Mortimer and collaborators in various works (1995; 2011; 2014), provides with a basis for understanding the process of conceptualization about heat from dynamic articulations between different ways of thinking and speaking, which find meaning in specific contexts. To approach experimental activities, we consider perspectives on the literature in which they go beyond an approximation between theory and practice, presenting potential to promote the engagement and learning of students in discussions about the different meanings attributed to the concepts and extrapolating the exclusive dimensions of the laboratory. Based on these premises, this research adopted a qualitative methodology, in which different experimental activities were carried out with undergraduates in Chemistry, from a federal public university. Four experimental activities were proposed with the goal of discussing on different ways of thinking about the concept of heat. For the construction of the data, students’ written texts elaborated in the classes were considered and the undergraduates' speeches were audio recorded. The results showed that the five zones of the conceptual heat profile emerged throughout the classes, and that although each activity was proposed with the expectation of raising ideas from a specific zone, the undergraduates mobilized other zones when they expressed their ideas, showing the plurality of ways of thinking that permeates the understanding of the concept. The experimental activities were important to promote questionings and the results showed the relevance of the teacher problematizing and conducting discussions throughout these activities.
Palavras-chave: Atividade experimental
Perfil conceitual
Calor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: ALMEIDA, Mayara Gabriella Oliveira de. Analisando o potencial de atividades experimentais para discutir diferentes modos de pensar e falar sobre calor. 2021. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9055
Data de defesa: 7-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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