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dc.creatorCOSTA, Sebastiana Nunes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048864044290901por
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Bruna Tarcília-
dc.contributor.advisor-co1BOTELHO, Denise Maria-
dc.contributor.referee1AGUERO, Dolores Aronovich-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-06-05T20:33:40Z-
dc.date.issued2021-07-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Sebastiana Nunes da. Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambuco. 2021. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9050-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado do trabalho de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE, vinculada a Linha de Pesquisa Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais, cujo objetivo principal foi analisar as políticas públicas educacionais no Estado de Pernambuco no âmbito do Ensino Médio voltadas para a formação de professores no contexto da temática de gênero e sexualidade, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças. Para tanto procurou-se realizar uma revisão bibliográfica para compor um referencial teórico que possibilitasse a compreensão do objeto de estudo, por meio de uma abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica orientou ainda a formação do referencial teórico que deu suporte à análise documental desenvolvida posteriormente e mediada pelas fontes documentais investigadas junto à Secretaria de Educação do Estado, Secretaria da Mulher, EREM do município de Recife e ETE do município de São Bento do Una, bem como nos deu suporte ainda as entrevistas realizadas com os nossos colaboradores. Verificou-se que as políticas públicas educacionais em gênero e sexualidade aplicadas no contexto da nossa pesquisa configuraram avanços em muitos aspectos, porém nos sinalizou alguns retrocessos e impedimentos para a sua implementação e ações formativas. Observou-se que as ações elaboradas se estruturaram enquanto política pública de educação, mas em alguns momentos essas são apenas políticas de governo. Estruturalmente os reflexos desse processo estão presentes nas escolas dificultando sobremaneira, movimentos educativos voltados a um ideal inclusivo e de equidade a todas(os) as(os) sujeitas(os).por
dc.description.abstractThe present dissertation is the result of the research work of the Master's Program in Education, Cultures, and Identities of UFRPE, linked to the Research Line Policies, Programs, and Mana-gement of Educational and Cultural Processes, whose main objective was to analyze the edu-cational public policies in the State of Pernambuco in the scope of High School aimed at teacher training in the context of gender and sexuality, the Gender Nuclei and the Andanças Project. In order to do so, a bibliographic review was carried out to compose a theoretical referential that would allow the understanding of the object of study, by means of a qualitative approach. The bibliographical research also guided the formation of the theoretical framework that supported the documental analysis developed later and mediated by the documental sources investigated at the State Secretary of Education, Secretary of Women's Affairs, EREM in the city of Recife and ETE in the city of São Bento do Una, as well as supporting the interviews carried out with our collaborators. We verified that the educational public policies in Gender and Sexuality ap-plied in the context of our research configured advances in many aspects, but signaled some setbacks and impediments to their implementation and formative actions. It was observed that the actions developed were structured as public education policies, but sometimes these are just government policies. Structurally, the reflexes of this process are present in the schools, making it extremely difficult for educational movements aimed at an inclusive ideal and equity for all the subjects.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-06-05T20:33:40Z No. of bitstreams: 1 Sebastiana Nunes da Costa.pdf: 6357283 bytes, checksum: aeffe3ad0217513b2c4bcfbe27e85c94 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-05T20:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sebastiana Nunes da Costa.pdf: 6357283 bytes, checksum: aeffe3ad0217513b2c4bcfbe27e85c94 (MD5) Previous issue date: 2021-07-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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