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Tipo do documento: Dissertação
Título: Será que tudo que eu gosto é ilegal é imoral ou engorda? Transformações e contradições no consumo de refrigerantes
Autor: AGUIAR, Gabriela Cruz 
Primeiro orientador: ARRAZOLA, Laura Susana Duque
Primeiro membro da banca: CABRAL, Romilson Marques
Segundo membro da banca: BEZERRA, Rozélia
Terceiro membro da banca: CORRÊA, Maria Iraê de Souza
Resumo: As transformações sociais no campo da alimentação no que diz respeito à industrialização das comidas e bebidas é um processo relativamente recente no Brasil. A primeira bebida tipo refrigerante fabricado no Brasil por uma grande empresa, por exemplo, se deu apenas em 1941. Entretanto, os evidentes impactos na saúde e consequentemente socioculturais e econômicos já são, em alguma medida, verificáveis. As transformações são apontadas numericamente nas relações de produção e consumo alimentar, nos casos de doenças associadas aos alimentos e bebidas ultraprocessados, na relação mercadológica que o Estado estabelece com a indústria produtiva entre outras. O processo de industrialização do Brasil, o fenômeno de mundialização da cultura, as mudanças nas composições familiares e nas configurações tempo-trabalho, compõem as inter-relações e a complexidade no cotidiano das pessoas. Nesse sentido, identificar e analisar se e como essas transformações estão sendo percebidas e apreendidas pelos sujeitos, se faz significativo. Para esse fim, como objetivo desta pesquisa procurou-se conhecer no declarativo dos sujeitos suas opiniões, percepções e apreciações acerca do processo de aquisição e consumo do refrigerante. Tendo como abordagem teórica autores como Bourdieu, Contreras, Poulain e Canclini, essa pesquisa é de natureza qualitativa, e utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento principal de coleta de dados. Os resultados foram analisados por procedimento de análise de conteúdo categorial temática, tendo em consideração a contextualização social, bem como a complexidade da realidade. Por fim, no que diz respeito às contribuições desta pesquisa, destaca-se que as transformações na sociedade brasileira não modificam as estruturas políticas e econômicas. E que as mudanças quando percebidas no cotidiano, no que diz respeito ao consumo de refrigerantes, são absorvidas pelo mercado, que se adapta a continuar oferecendo essa e outras bebidas por meio de estratégias de venda.
Abstract: Social transformations in the field of food with regard to the industrialization of food and drink is a relatively recent process in Brazil. The first soft drink type manufactured in Brazil by a large company, for example, took place only in 1941. However, the evident impacts on health and consequently socio-cultural and economic are already, to some extent, verifiable. The changes are pointed out numerically in the relations of production and food consumption, in the cases of diseases associated with ultra-processed foods and beverages, in the market relationship that the State establishes with the productive industry, among others. The process of industrialization in Brazil, the phenomenon of globalization of culture, changes in family composition and time-work configurations, make up the interrelations and complexity in people's daily lives. In this sense, identifying and analyzing whether and how these transformations are being perceived and apprehended by the subjects, becomes significant. To that end, the objective of this research was to find out in the statement of the subjects their opinions, perceptions and appraisals about the process of acquisition and consumption of the soft drink. Taking authors such as Bourdieu, Contreras, Poulain and Canclini as a theoretical approach, this research is qualitative in nature, and used semi-structured interviews as the main data collection instrument. The results were analyzed using thematic categorical content analysis procedure, taking into account the social context, as well as the complexity of reality. Finally, with regard to the contributions of this research, it is highlighted that the transformations in Brazilian society do not change the political and economic structures. And that changes when perceived in daily life, with regard to the consumption of soft drinks, are absorbed by the market, which adapts to continue offering this and other drinks through sales strategies.
Palavras-chave: Refrigerantes
Consumo
Comportamento alimentar
Comportamento do consumidor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Citação: AGUIAR, Gabriela Cruz. Será que tudo que eu gosto é ilegal é imoral ou engorda? Transformações e contradições no consumo de refrigerantes. 2021. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8962
Data de defesa: 19-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

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