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Tipo do documento: Dissertação
Título: O cosplay sob a ótica da cultura material: como essa prática contribui para a construção identitária do fã no fandom?
Autor: VANDERLEI, Débora Rita 
Primeiro orientador: COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega
Primeiro coorientador: ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
Primeiro membro da banca: CORRÊA, Maria Iraê de Souza
Segundo membro da banca: SILVA, Ana Beatriz Nunes da
Terceiro membro da banca: CAMARGO, Andréa Barbosa
Resumo: Com a interconexão promovida pelas recentes tecnologias somada ao fenômeno da globalização e de uma forma social regida pelo consumo uma série de novas condições se interpuseram aos espaços sociais de convivência, transformando algumas das mais íntimas formas de existência cotidianas. A condição produziu efeitos que desconstruíram as tradicionais concepções de produção identitária. Sendo a posição social assumida pelo sujeito inerente a um sistema cultural, a denominada identidade cultural é estruturada no compartilhamento de códigos e sinais mútuos em determinado contexto social. A partir desse entendimento, a teoria da materialidade de Daniel Miller analisa como a agência proveniente da relação sujeito-objeto produz efeitos no espaço social, inclusive para a construção de identidades. Atualmente os produtos culturais da indústria do entretenimento são vistos como excelentes matérias primas para construção de identidades de um tipo de consumidor singular: o fã. Esse sujeito se vincula a comunidades globais por interesse e afinidade, mantém um alto envolvimento com seus produtos e com os demais aficionados, produzindo significados, consolidando novas formas de sociabilidade e legitimando esse modo particular de existência. No espaço social do fandom, esses estabelecem regras de convivência e de conduta, além das identidades culturais por meio de uma série de práticas, entre elas o fazer cosplay. Tendo em vista que sujeitos e objetos são, ao mesmo tempo, coproduzidos numa relação, nos questionamos: de que forma a prática do cosplay contribui para a construção identitária do fã no interior do fandom? Para tanto, assumindo a posição de acafã e uma abordagem etnográfica, buscamos entender a questão por meio da cultura material. Nossos resultados apontaram para a agencia de uma có-criação que parte da escolha da personagem a ser encenada e que se dá por identificação, por estratégias políticas, por atributos estéticos e por solidariedade; essas cumprem funções sociais de reconhecimento social, resgate e [re]construção da memória autobiográfica, promoção da autoconfiança, fortalecimento dos vínculos afetivos, estabelecendo o eu pelo olhar do outro. A identidade cultural é assim construída, produzindo conhecimentos que são levados para os demais campos sociais dos quais esse sujeito participa.
Abstract: With the interconnection promoted by recent technologies added to the phenomenon of globalization and in a social form governed by consumption, a series of new conditions have interposed themselves in the social spaces of coexistence, transforming some of the most intimate forms of daily existence. The condition produced effects that deconstructed the traditional conceptions of identity production. Being the social position assumed by the subject inherent in a cultural system, the so-called cultural identity is structured in the sharing of codes and mutual signs in a given social context. Based on this understanding, Daniel Miller's theory of materiality analyzes how the agency derived from the subject-object relationship produces effects in the social space, including for the construction of identities. Currently, the cultural products of the entertainment industry are seen as excellent raw materials for building the identities of a unique type of consumer: the fan. This subject is linked to global communities by interest and affinity, maintains a high involvement with his products and with other fans, producing meanings, consolidating new forms of sociability and legitimizing this particular mode of existence. In the social space of fandom, these establish rules of coexistence and conduct, in addition to cultural identities through a series of practices, including cosplay. Bearing in mind that subjects and objects are, at the same time, co-produced in a relationship, we ask ourselves: how does the practice of cosplay contribute to the fan's identity construction within the fandom? To this end, assuming the position of afghan and an ethnographic approach, we seek to understand the issue through material culture. Our results pointed to the agency of a co-creation that starts from the choice of the character to be staged and that occurs through identification, political strategies, aesthetic attributes and solidarity; these fulfill social functions of social recognition, rescue and [re] construction of autobiographical memory, promotion of self-confidence, strengthening of affective bonds, establishing the self through the eyes of the other. Cultural identity is thus constructed, producing knowledge that is taken to the other social fields in which this subject participates.
Palavras-chave: Fãs (Pessoas)
Cosplay
Cultura material
Identidade cultural
Fã-clube
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Citação: VANDERLEI, Débora Rita. O cosplay sob a ótica da cultura material: como essa prática contribui para a construção identitária do fã no fandom? 2021. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8961
Data de defesa: 2-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

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