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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso da mídia social instagram pela equipe de comunicação do Jardim Botânico do Recife
Autor: LIMA, Mayara Lopes de Freitas 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivoneide Mendes da
Segundo membro da banca: LINS, Walquíria Castelo Branco
Resumo: A presente dissertação seguiu o seguinte questionamento: como o Jardim Botânico do Recife utiliza o Instagram para se comunicar com seu público? Com isso, o objetivo geral do trabalho foi investigar como se evidencia o uso da mídia social Instagram pela equipe do Jardim Botânico do Recife. Os objetivos específicos foram: i) realizar um mapeamento das postagens publicadas pela equipe de comunicação do Jardim Botânico do Recife no Instagram; ii) identificar como o público se engaja com as postagens do Jardim Botânico do Recife no Instagram; e iii) indicar orientações que poderiam aprimorar o uso da mídia social Instagram pela equipe de comunicação do Jardim Botânico do Recife. Realizou-se mapeamento de caráter qualitativo do conteúdo (textual e imagético) das postagens do Instagram do JBR, no período de 24 de novembro de 2016 (data das primeiras postagens) a 15 de março de 2020, quando foram contabilizadas 766 postagens e 25.400 seguidores. Todas as etapas foram organizadas, com suas respectivas descrições, curtidas, comentários e as legendas. O mapeamento das postagens do JBR no Instagram foi realizado considerando os critérios descritos por Jarreau, Dahmen e Jones. Para analisar o engajamento entre o público e a instituição (JBR), foi considerado o ponto físico, estético-afetivo e cognitivo proposto por Marandino. As análises realizadas na presente investigação mostraram que o engajamento do público ocorre principalmente em torno de peças de exposição (em geral, espécimes). A mediação foi pouco observada. Porém, antes de uma crítica, deve-se esclarecer que essa falta de mediação não é exclusiva do JBR, são dificuldades comuns apresentadas por inúmeras instituições semelhantes, no Brasil e no exterior. A falta de uma maior interação com o público, deixando de gerar um feedback e um engajamento maior, pode ser considerada uma lacuna na comunicação. O canal de mediação poderia interagir mesmo após a visita física ou digital. A mediação também poderia ocorrer de forma mais acadêmica, porém resguardando o limite da divulgação científica. Foi possível perceber, na análise das postagens no Instagram do JBR, pouca presença do elemento humano. A presente investigação, percebeu que, aparentemente, o nível de engajamento presente na interação entre o JBR e o seu público através do Instagram pode melhorar e alcançar níveis mais adequados à sua missão institucional. Nas considerações finais, são indicadas oportunidades de melhoria na interação entre o JBR e seu público visitante, de modo que se possa tentar resolver o problema do engajamento.
Abstract: This dissertation followed the following question: how does Recife's Botanical Garden use Instagram to communicate with its audience? With that, the general objective of the work was to investigate how the use of social media Instagram by the Recife Botanical Garden team is evidenced. The specific objectives were: i) to map the posts published by the Recife Botanical Garden's communication team on Instagram; ii) identify how the public engages with posts from the Recife Botanical Garden on Instagram; and iii) indicate guidelines that could improve the use of social media Instagram by the Recife Botanical Garden's communication team. Qualitative mapping of the content (textual and imagery) Instagram posts was carried out in the period from November 24, 2016 (date of the first posts) to March 15, 2020, when 766 posts and 25,400 followers were counted. All stages were organized, with their respective descriptions, likes, comments and captions. The mapping of RBG's posts on Instagram was carried out considering the criteria described by Jarreau, Dahmen and Jones. To analyze the engagement between the public and the institution (RBG), the physical, aesthetic-affective, and cognitive point proposed by Marandino was considered. The analyzes carried out in the present investigation showed that public engagement occurs mainly around exhibition pieces (in general, specimens). Mediation was scarcely observed. However, before a criticism, it should be clarified that this lack of mediation is not exclusive to RBG, they are common difficulties presented by countless similar institutions, in Brazil and abroad. The lack of greater interaction with the public, failing to generate feedback and greater engagement, can be considered a gap in communication. The mediation channel could interact even after the physical or digital visit. Mediation could also take place in a more academic way but safeguarding the limit of scientific dissemination. It was possible to notice, in the analysis of the posts on RBG's Instagram, little presence of the human element. The present investigation, realized that, apparently, the level of engagement present in the interaction between RBG and its audience through Instagram can improve and reach levels more adequate to its institutional mission. In the final considerations, opportunities for improvement in the interaction between RBG and its visiting public are pointed out, so that one can try to solve the engagement problem.
Palavras-chave: Mídia social
Instagram
Divulgação científica
Engajamento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LIMA, Mayara Lopes de Freitas. O uso da mídia social instagram pela equipe de comunicação do Jardim Botânico do Recife. 2021. 221 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8690
Data de defesa: 15-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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