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Tipo do documento: Tese
Título: Ressignificação de conceitos sistêmicos-complexos em bioquímica : um olhar à luz da aprendizagem desenvolvimental
Autor: SILVA, Verônica Freitas da 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: SÁ, Risonilta Germano Bezerra de
Primeiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Segundo membro da banca: COUTO, Janaína de Albuquerque
Terceiro membro da banca: LOPES, Maria Teresa
Quarto membro da banca: MACÊDO, Patrícia Barros de
Resumo: O cenário educacional contemporâneo mantém esforços no desmistificar do desenvolvimento das capacidades cognitivas. Os percursos didático-pedagógicos direcionam diferentes investigações pautadas na mediação e metodologias dinamizadas, as quais abarcam o reconhecimento conceitual, empírico e formal, enquanto construto de uma evolução histórico-cultural, fruto da inseparável interação entre o sujeito e o sistema de signos que o rodeia. Este estudo almeja ancorar-se na Aprendizagem Desenvolvimental retomando o olhar aos processos de ensino e conceitualização de aspectos biológicos submicroscópicos, considerados de difícil entendimento. O objetivo foi investigar as ações mentais durante a aplicação do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco/MoMuP-PE numa turma de Licenciatura em Biologia, disciplina de Bioquímica, a partir de dois enfoques: o pressuposto de que o MoMuP-PE se comporta como uma BOA específica e, ainda, a investigação desta hipótese numa sequência didática fundamentada no Modelo. Compreender a orientação do ensino por etapas, é apostar na percepção de que a internalização materializada nos construtos, sejam individuais ou entre pares, é favorecida em movimentos dialeticamente contínuos da análise à síntese, espelhando as capacidades mentais a partir do entrelace conceitual. A pesquisa esteve alicerçada na Análise Textual Descritiva (ATD) com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Os resultados apontam para a eficiência do MoMuP-PE enquanto potencial orientador para a Aprendizagem Desenvolvimental devido ao viés da construção colaborativa, dialética, ativa e articulada, alicerçada no acolhimento das experiências, vivências pessoais, e, ainda, no reconhecimento do campo das emoções. Em dupla via, na medida em que os processos de Desconstrução orientada e reflexiva, Aprofundamento e Reconstrução articulada e paradigmática avançam, sugerindo desenvolvimento cognitivo, a recíproca revela-se na prática docente. Acreditamos que o investimento na compreensão dos processos que abarcam as capacidades mentais superiores contribui com novas concepções frente a conceitualização, e, consequentemente, com o pensar e repensar do ensino, pois, na medida em que se esclarecem as bases para a internalização e materialização de conceitos, também afloram possibilidades efetivas e novos caminhos para a aprendizagem e o desenvolvimento.
Abstract: The current educational scenario keeps attempting to demystify the development of cognitive abilities. The didactic-pedagogical approaches direct different investigations based on mediation and organized methods, which embrace conceptual, empirical and formal recognition, as a construct of a historical-cultural evolution, result of the indissociable interaction between the sign system and the subject who is surrounded by it. This study aims to base itself in Developmental Learning, looking at the teaching processes and the conceptualization of the submicroscopic biological aspects, which are considered of difficult understanding. The objective was to investigate the mental actions during the implementation of Pernambuco/MoMuP-PE Multiple Perspectives Model in a Biochemistry course of B.Sc. in Biology class, from two approaches: the assumption that MoMuP-PE behaves like a particular GBA, and the investigation of this hypothesis in a didactic sequence grounded on the Model. Understanding the orientation of teaching by stages means betting on the perception that the internalization materialized in the constructs, whether individual or in pairs, is favored in dialectically continuous movements from analysis to synthesis, mirroring mental faculties from conceptual weave. This research is grounded on Textual Discourse Analysis (TDA), supported by the Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). The results indicate the efficiency of MoMuP-PE as a potential guide for Developmental Learning due to collaborative, dialectical, active, and articulated construction bias, founded on the acceptance of experiences, personal experiences, and recognition of the emotion field. As the processes of guided and reflexive Deconstruction, Deepening, as well as articulated and paradigmatic Reconstruction advance, which suggests cognitive development, the reciprocal is revealed in teaching practice. We believe that investing in the understanding of processes that encompass higher mental capacities contributes to new conceptions in face of conceptualization, and, consequently, to thinking and rethinking of teaching, for as the bases for the internalization and materialization of concepts, effective possibilities and new paths for learning and development also emerge.
Palavras-chave: Aprendizagem desenvolvimental
Ensino de bioquímica
Conceitualização
Modelo das múltiplas perspectivas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Verônica Freitas da. Ressignificação de conceitos sistêmicos-complexos em bioquímica : um olhar à luz da aprendizagem desenvolvimental. 2022. 279 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8683
Data de defesa: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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