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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8635
Tipo do documento: Dissertação
Título: A linguagem das fake news : um estudo sobre o discurso do período eleitoral de 2018
Autor: MELO, Istárlet Kétile Santos de 
Primeiro orientador: VICENTE, Renata Barbosa
Primeiro membro da banca: MELO, Iran Ferreira de
Segundo membro da banca: DEFENDI, Cristina Lopomo
Terceiro membro da banca: FERREIRA JÚNIOR, José Temistocles
Quarto membro da banca: HERNANDES, Maria Célia de Lima
Resumo: A presente pesquisa surge da necessidade de compreender o fenômeno fake news a partir da constituição de seus aspectos linguísticos. Acreditamos que a divulgação de fake news nas redes sociais servem a determinados interesses políticos e ideológicos, principalmente se tratando de um processo eleitoral em curso. Pensando nisso, buscamos entender como se dá a compreensão das fake news na sociedade brasileira, levando em conta o discurso, a cognição e as relações de poder, sabendo que os leitores que entram em contato com esses discursos, nas redes sociais, dependendo do grau de informatividade ou de escolaridade, são influenciados por esse conteúdo. Nesse sentido, temos como objetivo geral compreender como se estruturam linguisticamente as fake news do período eleitoral brasileiro de 2018 para identificar as estratégias discursivas que corroboram com a manutenção das relações de poder na sociedade, além de ter uma relação com a confirmação de crenças pessoais e sua relação emocional, alinhados a uma perspectiva cognitivista de estudos da linguagem. Para isso, especificamente, objetivamos: i) Investigar a materialidade textual-discursiva das fake news e o seu estabelecimento enquanto um gênero; ii) Identificar como se estabelece a emoção e as relações de poder na construção das fake news do período eleitoral de 2018; iii) Analisar as fake news buscando identificar as estratégias discursivas implementadas que influenciaram o período eleitoral de 2018. Como aporte teórico principal da pesquisa, Linguística funcional em Martelotta (2008), da Análise Crítica do Discurso de abordagem sociocognitiva, tendo como elementares os estudos de van Dijk (2000, 2012, 2015, 2008b), e da Cognição, nos estudos de Maturana (2002) e Damásio (2009), Tomasello (1999). Objetivando cumprir metodologicamente a pesquisa, analisamos um corpus constituído por 106 fake news checadas pela Agência Lupa de agosto a outubro de 2018, relacionadas ao eixo político e etiquetadas como conteúdo falso pela agência. Como resultados alcançados, concluímos que as fake news realizam a comunicação de desinformações, além de promover as relações de poder a partir do acesso a determinados discursos, em que, na relação de construção e manutenção de uma rede de desinformação, existe o poder de influenciar e modificar posicionamentos, como o de votar em candidato x ou y, por exemplo.
Abstract: This research arises from the need to understand the fake news phenomenon from the constitution of its linguistic aspects and its relationship with the political-social spectrum. We believe that the dissemination of fake news on social networks serves certain political and ideological interests, especially in the case of an ongoing electoral process. With that in mind, we seek to understand how the fake news reception process takes place in Brazilian society, taking into account discourse, cognition and power relations, knowing that readers who come into contact with these discourses on social networks, depending on degree of informativeness or education, are influenced by this content. In this sense, we have as a general objective to understand how fake news of the Brazilian electoral period of 2018 is constituted to identify the discursive strategies that corroborate the maintenance of power relations in society, in addition to having a relationship with the confirmation of personal beliefs and their emotional relationship, aligned to the cognitive proposal For this, specifically, we will: i) Investigate the textual-discursive materiality of fake news on social networks and its establishment as a genre; ii) Identify how cognition and power relations are established in the construction of fake news of the 2018 electoral period; iii) Analyze fake news seeking to identify the discursive strategies implemented that influenced the electoral period of 2018. As the main theoretical contribution of the research, authors Martelotta (2008), van Dijk (2000, 2012, 2015, 2008b), Maturana (2002), Damásio (2009) and Tomasello (1999). In order to carry out the research methodologically, we analyzed a corpus made up of 106 fake news articles checked by Agência Lupa from August to October 2018, related to the political axis and labeled as fake content by the agency. As results achieved, we conclude that fake news communicates disinformation, in addition to promoting power relations based on access to certain discourses, in which, in the relationship of building and maintaining a disinformation network, there is the power to influence and modify positions, such as voting for candidate x or y, for example.
Palavras-chave: Fake news
Discurso
Cognição
Relação de poder
Aspecto linguístico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Citação: MELO, Istárlet Kétile Santos de. A linguagem das fake news : um estudo sobre o discurso do período eleitoral de 2018. 2021. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8635
Data de defesa: 22-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

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