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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação a Distância : um estudo de caso com servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: VENTURA, Antônio Aritan de Oliveira 
Primeiro orientador: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Primeiro coorientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Segundo membro da banca: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Resumo: A formação continuada no setor público é uma questão primordial para a administração pública e o bom funcionamento das instituições públicas, ainda mais quando essa formação continuada trata de assuntos pertinentes ao cuidado com o patrimônio público. Nesse cenário apresenta-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou do inglês “Problem Based Learnind” (PBL), mediada pela educação a distância (EaD) como uma metodologia para apoio ao processo de ensino-aprendizagem que ganhou enorme relevância nos últimos anos nos mais diversos contextos educacionais. A ABP é uma proposta pedagógica que consiste no ensino centrado no estudante, no caso específico desse trabalho no servidor público da UFRPE. O pesquisador procurou partir do princípio em que o servidor da UFRPE aprenda mediante experiências laborais, ou seja, dos problemas inerentes às atividades do cargo público. Diante uma carência de tema específico de ABP voltado à formação continuada de servidores públicos, passamos a estudar nesse trabalho uma proposta inovadora a ser implantada na UFRPE. Sendo assim, a ABP, mediada pela EaD, enquanto metodologia voltada à formação continuada e treinamento de servidores técnico-administrativos da UFRPE consiste em uma inovação tecnológica. Nesse trabalho o pesquisador focará seus estudos no universo de servidores técnico-administrativos dos departamentos acadêmicos e do setor de segurança institucional, cujas atividades laborais são mais aderentes ao tema proposto. Apresenta-se como objetivo central da pesquisa, investigar a aplicação da ABP na apropriação da Instrução Normativa (IN) nº 04/2009 da Controladoria Geral da União (CGU) pelos servidores da UFRPE, usando para isso a modalidade do ensino a distância. A IN em estudo consiste em um ato administrativo da CGU e visa proceder a uma apuração simplificada nos casos de extravio e danos de pequeno valor causados a bens públicos. A motivação dessa pesquisa consiste no fato do pesquisador ter participado como membro de uma comissão responsável por realizar estudos preliminares sobre a implantação da IN no âmbito da UFRPE, além do pesquisador, também, desempenhar suas funções na Divisão de Segurança Universitária (DSU) onde é responsável legal por promover a apuração e investigações de casos que envolvam extravio e danos ao patrimônio da UFRPE. Como questão norteadora dessa pesquisa apresenta-se como a ABP, mediada pela EaD, pode contribuir para ações de desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos da UFRPE, tendo como caso a apropriação da IN nº 04/2009 da CGU.
Abstract: Continuing education in the public sector is a major issue for public administration and the proper functioning of public institutions, especially when such continuing education deals with legal matters and care for public assets. In this scenario, we present the Problem Based Learning (PBL), or English (PBL), mediated by distance education (DE), as a methodology to support the teaching-learning process that has had a major impact in recent years. more diverse educational contexts. The PBL is a pedagogical proposal that consists of student-centered teaching, in the specific case of this work in the UFRPE public servant. The researcher seeks from the beginning on the UFRPE server after labor experiences, that is, the problems inherent to public cargo activities. Faced with a lack of specific theme of the BPA focused on the continuing education of public servants, we began to study in this work an innovative proposal to be implemented at UFRPE. Thus, an EPA-mediated PBL as a method for continuing training and training of UFRPE administrative technical servers is a technological innovation. In this work, the researcher concentrates his studies on the universe of technical-administrative servants of the academic departments and the institutional security sector, work activities and those most adherent to the proposed theme. Presented as the main objective of the research, investigate the ABP application of appropriation of Normative Instruction (IN) No. 04/2009 of the Comptroller General of the Union (CGU) by UFRPE's servers, using this distance learning method. The IN under study is an administrative act of the CGU and aims to make a simplified investigation in cases of loss and damage of small values caused by public goods. The motivation of this research is the fact that a researcher participated as a member of a commission responsible for carrying out preliminary studies on the implementation of the IN at UFRPE, besides a researcher, besides using his functions in the University Security Division (DSU) where is legally responsible for promoting and investigating and investigating cases involving loss and damage to UFRPE's assets. As the guiding question of this research presents how a PBL, mediated by distance education, can contribute to the development actions of administrative technical servers of UFRPE, taking as its case the appropriation of CGU IN 04/2009.
Palavras-chave: Formação continuada
Aprendizagem baseada em problemas
Educação a distância
Servidor público
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: VENTURA, Antônio Aritan de Oliveira. Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação a Distância : um estudo de caso com servidores técnico-administrativos da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8576
Data de defesa: 27-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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