Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8575
Tipo do documento: Dissertação
Título: GeoGebra como andaime : uma experiência na resolução de problemas de geometria
Autor: PINTO, Robert Allyson Cavalcante 
Primeiro orientador: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Primeiro membro da banca: FRANÇA, Sônia Virgínia Alves
Segundo membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Resumo: Apresentamos uma reflexão sobre o uso da ferramenta GeoGebra e da metodologia de resolução de problemas no contexto do ensino de Geometria nos níveis fundamental e médio. Nesse sentido, promovemos experiências com a ferramenta, nas quais enfatizamos a constituição da autonomia do discente. Nossa proposta consiste em estimular a resolução de problemas de Geometria através de atividades implementadas na plataforma, que chamamos de resoluções guiadas. Uma resolução guiada é uma sequência de passos ou construções geométricas apresentadas de forma incremental, e documentadas com indicações elaboradas pelo docente. Sua finalidade é estimular o estudante a construir a prova de forma autônoma, com algum apoio. O principal fundamento teórico dessa proposta é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, oriundo da teoria sociointeracionista de L. Vygotsky. Realizamos intervenções em laboratório de informática com trinta discentes do 9ª ano do ensino fundamental e do 1ª ano do ensino médio de uma escola particular no município de Teresina – PI. Através da aplicação de questionários e de observação participante, pudemos concluir que ambas as turmas evoluíram na capacidade de resolução das atividades propostas, mesmo em papel, após o uso da ferramenta. Depreende-se que a ferramenta GeoGebra tem grande potencial mediador na relação discente – docente e discente – conteúdo, adequa-se bem à metodologia de resolução de problemas, e pode ser explorado para a construção da autonomia discente.
Abstract: We present a reflection on the use of the GeoGebra tool and the problem solving methodology in the context of teaching of geometry at the fundamental and middle levels. In this sense, we promote experiences with the tool where student autonomy in encouraged. Our proposal is based on the resolution of geometry problems through activities implemented on the platform, which we call guided resolutions. A guided resolution is a sequence of steps or geometric constructions presented incrementally, and documented with suggestions prepared by the teacher. Its purpose is to encourage the student to build the resolution autonomously, with some support. The main theoretical foundation of this proposal is the concept of the Proximal Development Zone, derived from L. Vygotsky's social interactionist theory. We performed interventions in a computer lab with thirty students from the 9th grade of elementary school and the 1st grade of a private school in the municipality of Teresina - PI. Through the application of questionnaires and participant observation, we concluded that both classes evolved in the ability to solve the proposed activities, even on paper, after the use of the tool. It appears that the GeoGebra tool has great mediating potential in the student - teacher and student - content relationship, fits well with the problem solving methodology, and can be explored for the construction of student autonomy.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Geometria
Ensino de matemática
Tecnologia na educação
GeoGebra
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: PINTO, Robert Allyson Cavalcante. GeoGebra como andaime : uma experiência na resolução de problemas de geometria. 2019. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8575
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robert Allyson Cavalcante Pinto.pdfDocumento principal3,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.