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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8563
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de desempenho de sistemas de transporte público
Autor: JESUS, Angélica Lopes de 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Gabriel Alves de
Primeiro membro da banca: CALLOU, Gustavo Rau de Almeida
Segundo membro da banca: DANTAS, Renata Cristine de Sá Pedrosa
Resumo: Mais do que deslocamento e transporte, a mobilidade urbana é a interação do movimento de pessoas e bens com a cidade. No entanto, o rápido crescimento das cidades e a concentração de pessoas nas áreas urbanas dificultaram a prestação de um serviço de mobilidade de qualidade nos centros urbanos. Superlotação, longo tempo de viagem e atrasos são alguns dos problemas do transporte público. Além de impactar negativamente a produtividade das indústrias, pode causar danos a saúde dos cidadãos. A utilização de técnicas de modelagem na análise de desempenho de sistemas permite examinar o comportamento dele sem causar interferências em seu funcionamento, testar a inclusão de novos componentes e comparar alternativas de configurações dos recursos. O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de sistemas de transporte público a fim de otimizar o uso de recursos. Para isso, dois modelos, com diferentes formalismos (SPN e CPN), foram desenvolvidos. A metodologia proposta é composta por uma sequência de etapas que vão desde o entendimento do sistema à avaliação dos resultados, obtidos através do modelo. Essa metodologia pode ser aplicada a diferentes sistemas de transporte (ou modal) que possua uma estrutura de paradas e filas intermediária entre o ponto de origem e destino. Um estudo de caso foi realizado utilizando a metodologia e os modelos propostos. O estudo mostrou que, considerando os parâmetros de entradas analisados, intervalo de chegada, intervalo de saída dos ônibus, número de veículos na frota e velocidade média dos ônibus, a velocidade média do ônibus é o principal fator que impacta no tempo de viagem e a quantidade de ônibus é o fator que mais influencia no tempo de espera e no tamanho médio das filas. Além disso, em relação à lotação dos ônibus, o maior percentual obtido foi de 79,2% quando o experimento foi executado com 4 ônibus em circulação, um intervalo entre viagens de 13 minutos, o tempo de chegada de passageiros em cada parada de 1, 5, 7 e 11 minutos e a velocidade média atingida pelos ônibus de 15 km/h. O menor percentual de lotação obtido foi de 12,3% obtido com a utilização de 15 ônibus na frota, um intervalo entre viagens de 7 minutos, intervalo de tempo de chegada de pessoas de 3, 9, 14 e 20 minutos, em cada parada e velocidade média de 25 km/h. Diante da situação do sistema atual, de acordo com dados do CTGR utilizados nos estudos de caso, um aumento em 10 km/h na velocidade média dos ônibus reduziria o tempo de espera em 39%, o tamanho das filas em 44,9% e o tempo de viagem em 38,4%.
Abstract: More than commuting and transportation, urban mobility is an interaction of the movement of people and goods with the city. However, the growth of cities and the concentration of people in urban areas make it difficult to provide a quality mobility service in urban centers. Overcrowding, long travel times and delays are some of the problems of public transport. In addition to negatively impacting the productivity of industries, it can damage citizens’ health. Using modeling techniques in a system performance analysis allows participants to interfere with their operation, test the inclusion of new components, and compare resource alternatives. The aim of this work is to evaluate the performance of systems public transport to optimize resource use. For this, two models, with different formalisms (SPN and CPN), were developed. The proposed methodology consists of a sequence of steps ranging from understanding the system to evaluating the results obtained from the model.This methodology can be applied to different transport (or modal) systems that have an intermediate stop and queue structure between the origin and destination point. A case study was performed using the methodology and the proposed models. The study showed that, considering the input parameters analyzed, the arrival time, the departure time of the buses, the number of vehicles in the fleet and the average bus speed, the average bus speed average bus speed is the main factor affecting travel time and number of buses is the factor that most influences waiting time and average queue length. In addition, in relation to bus capacity, the highest percentage obtained was 79.2% when the experiment was performed with 4 buses in circulation, an interval between trips of 13 minutes, the time passenger arrival at each stop of 1, 5, 7 and 11 minutes and the average speed reached by buses of 15 km/h. The lowest percentage of capacity found was 12.3% obtained with the use of 15 buses in the fleet, a 7 minute travel interval, 3, 9, 14 and 20 minute arrival time at each stop and average speed of 25 km/h. Given the current system situation, according to CTGR data used in the case studies, a 10 km/h increase in average bus speed would reduce waiting time by 39%, queue length by 44.9% and travel time by 38.4%.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Sistema de transporte
Transporte público
Modelagem estatística
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Estatística e Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
Citação: JESUS, Angélica Lopes de. Análise de desempenho de sistemas de transporte público. 2019. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8563
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

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