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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8492
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Bullying e crianças : da escola para casa e de casa para a escola |
Autor: | WANDERLEI, Maria Luiza de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | FERREIRA, Hugo Monteiro |
Primeiro membro da banca: | GONÇALVES, Catarina Carneiro |
Segundo membro da banca: | PERES, Flávia Mendes de Andrade |
Resumo: | Os processos de violência que existiram desde sempre nos ambientes escolares vêm assumindo novas dimensões, potencializadas por uma lógica disciplinar que tende a negar a integralidade do sujeito. Esta lógica segmentadora, focalizada em processos de individualismo, competitividade e exclusão tem contribuído para a formação de uma sociedade cada vez mais individualista e violenta. A negação do outro, da diversidade, do respeito, da tolerância e a ausência da empatia tem se materializado em diferentes tipos de violências. No presente estudo tivemos a intenção de chamar atenção para um movimento de violência escolar, o bullying, e ao mesmo tempo nos aproximar de uma compreensão sobre como a casa/família e a escola/atores escolares se envolvem ou lidam com os processos de sofrimento da criança vitimizada. Desse modo, nosso objetivo geral consiste em compreender, a partir da ótica transdisciplinar, no que diz respeito ao processo de vitimização de crianças, o fenômeno bullying em suas múltiplas dimensões presentes nos contextos da casa e da escola. Mais especificamente, objetivamos através dela: discutir a fenomenologia bullying a partir de uma ótica transdisciplinar; analisar a emergência do fenômeno bullying na escola evidenciando alguns aspectos relacionados aos sujeitos envolvidos nos processos de vitimização; e estabelecer relações entre a casa e a escola no que diz respeito ao processo de sofrimento de crianças vitimizadas pelo fenômeno bullying. Para isto, realizamos um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Carpina - PE, utilizando a aplicação de um questionário, como instrumento, além da realização de observações exploratórias, entrevistas (ambos considerando a casa e a escola) e rodas de conversa como técnicas de construção dos dados. Em nossos resultados percebemos que o fenômeno é de natureza complexa, multideterminada e multidimensional, não diz respeito apenas as questões escolares, mas também ao contexto familiar. As relações familiares e escolares precisam, de maneira urgente, atentar para a integralidade do sujeito e se aproximar de uma perspectiva deontológica em relação ao fenômeno. Ficou visível a necessidade da formação de redes de apoio e como elas são essenciais para a prevenção ou o enfrentamento das situações de bullying vivenciadas. |
Abstract: | The processes of violence that have always existed in school environments have taken on new dimensions, enhanced by a disciplinary logic that tends to deny the integrality of the subject. This segmenting logic, focused on processes of individualism, competitiveness and exclusion, has contributed to the formation of an increasingly individualistic and violent society. The denial of the other, diversity, respect, tolerance and the absence of empathy have materialized in different types of violence. In the present study we intended to draw attention to a movement of school violence, bullying, and at the same time bring us closer to an understanding of how home / family and school / school actors get involved or deal with the processes of suffering. victimized child. Thus, our general objective is to understand, from the transdisciplinary perspective, with regard to the process of child victimization, the bullying phenomenon in its multiple dimensions present in the contexts of home and school. More specifically, we aim through it: to discuss bullying phenomenology from a transdisciplinary perspective; analyze the emergence of the bullying phenomenon at school, highlighting some aspects related to the subjects involved in victimization processes; and establishing relationships between home and school regarding the suffering process of children victimized by the bullying phenomenon. For this, we conducted a case study in a school of the municipal network of Carpina - PE, using the application of a questionnaire as an instrument, in addition to conducting exploratory observations, interviews (both considering home and school) and conversation wheels. as data construction techniques. In our results we realize that the phenomenon is complex, multidetermined and multidimensional in nature, not only related to school issues, but also to the family context. Family and school relationships urgently need to pay attention to the subject's comprehensiveness and to approach a deontological perspective in relation to the phenomenon. The need for the formation of support networks and how they are essential for the prevention or coping with the situations of bullying experienced was visible. |
Palavras-chave: | Bullying Criança Escola Família |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
Citação: | WANDERLEI, Maria Luiza de Oliveira. Bullying e crianças : da escola para casa e de casa para a escola. 2019. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8492 |
Data de defesa: | 30-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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