Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8465
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Funções elementares e teoria dos números |
Autor: | SILVA, Eldaline Rocha da ![]() |
Primeiro orientador: | CLEMENTE, Rodrigo Genuino |
Primeiro membro da banca: | BARBOZA, Eudes Mendes |
Segundo membro da banca: | MACEDO, Ricardo Burity Croccia |
Resumo: | Nesta Dissertação realizaremos um estudo sobre algumas funções aritméticas. Veremos teoremas, propriedades, demonstrações e alguns resultados importantes. Além disso, usaremos de técnicas de análise combinatória para esclarecer relações entre elas, o que é de extrema importância, pois descaracteriza a idéia de que a matemática é desvinculada e segmentada. Buscamos oferecer uma abordagem combinatória para a teoria elementar de números. A justificativa para este ponto de vista é que podemos apresentar a análise combinatória e teoria dos números como disciplinas irmãs. Eles compartilham uma certa interseção do conhecimento comum e cada um genuinamente enriquece o outro. Dessa forma, ao estudar a teoria dos números a partir de uma perspectiva combinatória, alunos e professores se beneficiam da conseqüente simplicidade das provas de muitos teoremas, sendo poupados de repetição e adquirindo novos insights. |
Abstract: | In this Dissertation we will carry out a study on some arithmetic functions. We will see theorems, properties, demonstrations and some important results. In addition, we will use combinatorial analysis techniques to clarify relationships between them, which is extremely important, as it disfigures the idea that mathematics is disconnected and segmented. We seek to offer a combinatorial approach to elementary number theory. The justification for this view is that we can present combinatorial analysis and number theory as sister disciplines. They share a certain intersection of common knowledge and each genuinely enriches the other. Thus, when studying number theory from a combinatorial perspective, students and teachers benefit from the consequent simplicity of the proofs of many theorems, being spared repetition and gaining new insights. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Teoria dos números Aritmética Análise combinatória |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Matemática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) |
Citação: | SILVA, Eldaline Rocha da. Funções elementares e teoria dos números. 2019. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8465 |
Data de defesa: | 29-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eldaline Rocha da Silva.pdf | Documento principal | 7,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.