Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8459
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cônicas e quádricas : uma abordagem didática para a ampliação do ensino médio e aprimoramento de cursos técnicos
Autor: AMARAL, Roberto Costa do 
Primeiro orientador: GOMES JUNIOR, Antonio José Ferreira
Primeiro membro da banca: DUQUE, Karla Ferreira de Arruda
Segundo membro da banca: MACEDO, Ricardo Burity Croccia
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o intuito de ajudar professores e alunos do ensino médio e de cursos técnicos como Automação Industrial, Construção Naval, Edificações, Eletrotécnica e Eletrônica a se apropriarem da visão espacial, bem como dos conceitos algébricos que envolvem as curvas cônicas e as superfícies quádricas pois, diante da grande dificuldade encontrada em relacionar conteúdos de geometria plana, espacial e analítica com os objetos e ferramentas que são aplicados em seus respectivos cursos, nada melhor que uma aproximação desses eixos de modo que se possa aguçar a curiosidade num trabalho que permita melhorar suas habilidades estudantis e profissionais. Para tanto, faremos um breve histórico e fundamentação teórica sobre o tema relatando os principais estudiosos e suas respectivas contribuições. Deduziremos as equações canônicas com auxílio de conceitos estudados em Álgebra linear e classificaremos todas as curvas cônicas e superfícies quádricas bem como suas degenerações a partir dos sinais e valores dos coeficientes e do termo independente e ainda, construiremos, com o auxílio do Geogebra, exemplos de seus respectivos gráficos. Por fim, mostraremos os detalhes de uma intervenção feita com os alunos "voluntários"dos cursos já citados, com uso de material concreto, salientando que os mesmos se dispuseram a estudar um pouco mais do assunto num ambiente extraclasse. Animações das curvas cônicas, das superfícies quádricas e as devidas justificativas além das construções com material reciclável, foram elementos dessa exitosa intervenção.
Abstract: This work was elaborated in order to help teachers and high school students and technical courses such as Industrial automation, shipbuilding, buildings, electrical and electronics to appropriate the spatial vision, as well as algebraic concepts that involve the conical curves and the quadrics surfaces because, given the great difficulty found in relating contents of planar, spatial and analytical geometry with the objects and tools that are applied in their respective courses, nothing better than a approximation of these axes so that one can sharpen the curiosity in a work that allows to improve their student and professional skills. To this end, we will make a brief history and theoretical foundation on the topic reporting the main scholars and their respective contributions. We will deduce the canonical equations with the aid of concepts studied in linear algebra and classify all the conical curves and quadrics surfaces as well as their degenerated from the signs and values of the coefficients and the independent term and still we will construct, with the help of Geogebra, examples of their respective graphs. Finally, we will show the details of an intervention made with the students "volunteers" of the courses already cited, with the use of concrete material, stressing that they were willing to study a little more of the subject in an extra class environment. Animations of the tapered curves, the quadrics surfaces and the justified justifications in addition to the constructions with recyclable material, were elements of this successful intervention.
Palavras-chave: Geometria
Curva cônica
Superfície quádrica
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: AMARAL, Roberto Costa do. Cônicas e quádricas : uma abordagem didática para a ampliação do ensino médio e aprimoramento de cursos técnicos. 2019. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8459
Data de defesa: 11-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Costa do Amaral.pdfDocumento principal1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.