Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8458
Tipo do documento: Dissertação
Título: Combinatória na OBMEP : uma análise de questões da primeira fase do nível 3
Autor: SILVA FILHO, Kleber 
Primeiro orientador: BARBOZA, Eudes Mendes
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Bruno Henrique Carvalho
Segundo membro da banca: DUQUE, Karla Ferreira de Arruda
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar questões das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com ênfase em Combinatória. Comprometido com procedimentos didáticos adequados, baseados na melhora do processo de ensino-apendizagem, o presente trabalho torna-se uma possível ferramenta de estudo para a formação e capacitação de professores do Ensino Médio, alunos da Licenciatura em Matemática, bem como atender as demandas de estudantes que pretendem melhorar seu desempenho para participarem de Olimpíadas de Matemática, concursos e provas de vestibulares. Para atender tal objetivo foram selecionadas questões do nível 3 da OBMEP, do ano de 2010 até o ano de 2019 que tratem de Combinatória. Dessa forma, ao realizar uma análise na íntegra desse material, o profissional de educação perceberá que tal seleção de questões pode também ser usada como material didático em sala de aula.
Abstract: The present work has as main objective to analyze questions of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympics (OBMEP) with emphasis on Combinatorics. Committed to adequate didactic procedures, based on the improvement of the teaching-learning process, the present work becomes a possible study tool for the formation and qualification of high school teachers, students of the Mathematics Degree, as well as meeting the demands of students who want to improve their performance by participating in Mathematical Olympiads, competitions and entrance exams. To meet this objective, OBMEP level 3 questions were selected from 2010 to 2019 that deal with Combinatorics. Thus, by conducting a full analysis of this material, the education professional will realize that such a selection of questions can also be used as didactic material in the classroom.
Palavras-chave: Combinatória
Ensino de matemática
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Resolução de problemas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: SILVA FILHO, Kleber. Combinatória na OBMEP : uma análise de questões da primeira fase do nível 3. 2020. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8458
Data de defesa: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kleber Silva Filho.pdfDocumento principal2,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.