Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8440
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de leitura e a compreensão textual nas narrativas de enigma policial na promoção de letramento literário numa turma de oitavo ano do ensino fundamental
Autor: SILVA, Paulo Rodrigo Pereira da 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Robson Santos de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Nilson Pereira de
Segundo membro da banca: MORAIS, João Batista Martins de
Resumo: A pesquisa realizada neste trabalho foi proposta com o objetivo de melhorar a prática de leitura e de uma melhor compreensão textual a partir das Narrativas de Enigma Policial (NEP) numa turma de 8º ano de Ensino Fundamental (EF) através do Letramento Literário. Apresentou-se como hipótese neste trabalho a possibilidade das NEP de favorecer o letramento literário para com os estudantes das turmas citadas através de estratégias voltadas à compreensão textual. Dessa forma, a presente pesquisa desenvolveu-se a partir da perspectiva da Teoria da Literatura unindo-a aos aspectos de letramento literário e das teorias pedagógicas sobre leitura e compreensão textual. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e tem como modelo à pesquisa-ação, com uma abordagem metodológica fundamentada na sequência didática nos moldes apresentados por Schneuwly e Dolz numa versão adaptada à leitura do gênero NEP, com foco no desenvolvimento das estratégias de leitura e compreensão textual como é o caso do monitoramento, do uso das inferências, da retomada/remissão textual e da visualização. Para a coleta de dados, optamos por questionários escritos propostos em forma de exercícios escritos, além de anotações em diário etnográfico tendo por foco o monitoramento dos aspectos de compreensão textual das NEP enquanto gênero textual apresentado ao estudante em diferentes estruturas o que inclui a abordagem em formato em vídeo, passando para o formato bimodal a partir das MicroNEP e encerrando com a forma tradicional escrita tanto do gênero a partir de autores consagrados no mundo impresso assim como os escritores presentes em sítios de internet. A partir dos dados obtidos, concluímos que houve uma considerável melhoria nos aspectos de compreensão textual do texto literário em que a resolução de um enigma (crime) e atribuição de autoria a uma das personagens da narrativa exigiu da parte do leitor, a capacidade de decodificar certos índices textuais. Entendemos que apresentar um culpado dentro de um grupo de suspeitos a partir da construção e verificação de hipóteses associando esta ação ao uso das estratégias por parte do leitor é uma ação que pode estimular o interesse pelos gêneros literários em prosa, em especial, as NEP, cujas práticas desenvolvidas neste trabalho atuaram como uma excelente e motivadora estratégia para o desenvolvimento da leitura, da compreensão textual e do letramento literário.
Abstract: he research realized in this final dissertation we had proposed with the aim of improving the reading practice and a better textual understanding from the Police Enigma Narratives (NEP) that we had proposed in a class of 8th year of Elementary Education (EF) through Literary Literature. We have present as hypothesis in this work the possibility of the NEP to promote a literary literacy with the students of the cited groups, adding strategies focused on textual comprehension. Therefore, the present research developed from the perspective of the theoretical scope of Literature, makes work together the aspects of literary literacy and pedagogical theories about reading and textual comprehension. This research we presented have a qualitative nature and it was developed on the action research and with a methodological approach based on the didactic sequence in the model proposed by Schneuwly and Dolz and it was adapted to the reading of the NEP genre, focusing on the development of textual reading and comprehension strategies as is the case of monitoring, the use of inferences, textual resumption / remission and visualization. By data collection, we opted for written questionnaires proposed in the form of written exercises, in addition to notes in an ethnographic diary, focusing on the monitoring of the textual understanding aspects by the NEP as textual genres that was presented to the student in different structures including the approach in format in video, the bimodal format from the MicroNEP ending with the traditional written form of both the genre with both established authors in the printed world as well as writers present on websites. As results, we conclude that there was a considerable improvement in the aspects of textual comprehension of the literary text in which the resolution of an enigma (crime) and attribution of authorship to one of the characters of the narrative required the reader's ability to decode some of textual indices. We understand that presenting a guilty inside in a group of suspects from the construction and verification of hypotheses by associating this action with the use of strategies by the reader is an action that may stimulate interest in literary genres in prose, especially the Narratives of Enigma Police, whose practices developed in this work act as a new north for the development of reading, textual understanding and literary literacy.
Palavras-chave: Letramento literário
Interpretação de texto
Narrativa de enigma policial
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: SILVA, Paulo Rodrigo Pereira da. Estratégias de leitura e a compreensão textual nas narrativas de enigma policial na promoção de letramento literário numa turma de oitavo ano do ensino fundamental. 2019. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8440
Data de defesa: 5-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Rodrigo Pereira da Silva.pdfDocumento principal2,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.