Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8439
Tipo do documento: Dissertação
Título: O gênero fábula e sua estrutura narrativa : uma proposta de produção textual para o 3º ano do ensino fundamental
Autor: LOPES, Quitéria Régina Pereira 
Primeiro orientador: LIMA, Rafael Bezerra de
Primeiro coorientador: SANTOS, Eudes da Silva
Primeiro membro da banca: SILVA, Elaine Cristina Nascimento da
Segundo membro da banca: SANTOS, Marta Maria Minervino dos
Resumo: O presente trabalho aborda uma discussão sobre o gênero textual fábula e sua estruturação em sequências narrativas, através de uma proposta de produção textual por meio de uma Sequência Didática, como forma de melhorar a produção escrita em relação a dimensão composicional e estrutural nos anos inicias do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, na cidade de Brejão, Pernambuco. A hipótese central é de que o gênero fábula traz aspectos que são relevantes para a produção textual de estudantes que estão nessa etapa de ensino, pois se trata de um gênero que faz parte do imaginário infantil, como também um texto estruturado numa sequência narrativa completa. Diante dessa afirmação, definiu-se a seguinte pergunta: Como o trabalho com gêneros e sua estrutura narrativa contribuem para a formação de produtores textuais competentes nos anos iniciais do ensino fundamental? A pesquisou objetivou: analisar como os estudantes do terceiro ano do ensino fundamental produzem o gênero fábula e estruturam a sequência narrativa. Temos como objetivos mais específicos: a) analisar a dimensão composicional do gênero fábula nas produções dos estudantes; b) descrever e analisar a estruturação das sequências narrativas nas produções textuais das fábulas produzidas pelos estudantes; c) realizar uma intervenção através de uma sequência didática para potencializar os conhecimentos sobre o gênero em tela. Do ponto de vista teórico, esta dissertação está filiada a uma concepção língua e linguagem nas produções de Koch; Elias (1992, 2006, 2009,2014); Antunes (2003), (2009); Geraldi (2012), (2013); já aos estudos de gêneros nas obras de Bakhtin, (2006); Marcuschi (2008); Dolz e Schneuwly, (2004); Rojo (2010); a estruturação das sequências narrativas em Adam (2008). A respeito do enfoque metodológico, trata-se de uma investigação qualitativa, cuja abordagem está fundamentada em uma metodologia voltada para o interesse e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). A pesquisa foi operacionalizada por meio de um corpus de 10 (dez) textos, coletados na escola Dulce Maria da Conceição no ano de 2018, Brejão, Pernambuco, sendo desses 5 (cinco) produções iniciais e 5 (cinco) produções finais dos mesmos estudantes, as análises foram realizadas sob a perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados revelam que conseguimos alcançar o efeito esperado com a elaboração da sequência didática, pois percebemos que atividades como estas nos possibilita o aperfeiçoamento metodológico, como também nos direciona para novas categorias de análises, já que as produções das fábulas pelos próprios alunos (sendo esses, participantes da pesquisa) nos faz refletir sobre a presença de práticas pedagógicas na sala de aula, voltadas para a leitura/escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Enfim, a fábula é um gênero textual que os estudantes já possuem um certo domínio, como também sobre a estruturação da sequência narrativa, porém após a aplicação da SD observamos que é necessário um estudo sistematizado que garanta o aprofundamento na estruturação do gênero, assim a pesquisa faz um convite a novas análises, pois o gênero é versátil e contribui para a formação de leitores e produtores textuais competentes.
Abstract: The present work approaches a discussion about the fable textual genre and its structuring in narrative sequences, through a proposal of textual production through a Didactic Sequence, as a way to improve the written production in relation to the compositional and structural dimension in the early years of the year. Elementary School, from a municipal public school, in the city of Brejão, Pernambuco. The central hypothesis is that the fable genre brings aspects that are relevant to the textual production of students who are in this teaching stage, since it is a genre that is part of the children's imagination, as well as a text structured in a complete narrative sequence. Given this statement, the following question was defined: How does working with genres and their narrative structure contribute to the formation of competent textual producers in the early years of elementary school? The research aimed to: analyze how the students of the third year of elementary school produce the fable genre and structure the narrative sequence. Our most specific objectives are: a) to analyze the compositional dimension of the fable genre in the students' productions; b) describe and analyze the structuring of narrative sequences in the textual productions of the fables produced by the students; c) perform an intervention through a didactic sequence to enhance the knowledge about the genre in question. From a theoretical point of view, this dissertation is affiliated with a conception of language and language in Koch's productions; Elias (1992, 2006, 2009,2014); Antunes (2003), (2009); Geraldi (2012), (2013); to the studies of genres in the works of Bakhtin (2006); Marcuschi (2008); Dolz and Schneuwly (2004); Rojo (2010); the structuring of narrative sequences in Adam (2008). Regarding the methodological approach, it is a qualitative research, whose approach is based on a methodology focused on the interest and development of students' skills (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The research was operationalized through a corpus of 10 (ten) texts, collected at the school Dulce Maria da Conceição in 2018, Brejão, Pernambuco. Of these 5 (five) initial productions and 5 (five) final productions of the same students. , the analyzes were performed from the dialogical perspective of language. The results show that we were able to achieve the expected effect with the elaboration of the didactic sequence, because we realize that activities such as these enable us to improve the methodology, as well as direct us to new categories of analysis, since the productions of the fables by the students themselves (these being , research participants) makes us reflect on the presence of pedagogical practices in the classroom, focused on reading / writing in Portuguese language classes. Finally, the fable is a textual genre that students already have a certain domain, as well as the structuring of the narrative sequence, but after the application of DS we observe that a systematized study is necessary to ensure the deepening in the structuring of the genre, as well. This research invites new analyzes, as the genre is versatile and contributes to the formation of competent readers and textual producers.
Palavras-chave: Fábula (gênero literário)
Produção textual
Sequência didática
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: LOPES, Quitéria Régina Pereira. O gênero fábula e sua estrutura narrativa : uma proposta de produção textual para o 3º ano do ensino fundamental. 2019. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8439
Data de defesa: 16-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quiteria Regina Pereira Lopes.pdfDocumento principal1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.