Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPESSÔA, Brunno Manoel Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378393206060749por
dc.contributor.advisor1SILVA, Giselda Brito-
dc.contributor.referee1MIRANDA, Humberto da Silva-
dc.contributor.referee2SILVA, Lucas Victor-
dc.contributor.referee3RANGEL, Marcelo de Mello-
dc.date.accessioned2019-12-03T14:19:07Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.citationPESSÔA, Brunno Manoel Azevedo. Experiência docente no ensino de história : desenvolvendo estratégias para o uso do RPG em sala de aula de Recife-PE. 2018. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8399-
dc.description.resumoÉ crescente a quantidade de pesquisas acadêmicas no ensino de história que se dedicam a pensar a prática docente. No que diz respeito ao RPG enquanto linguagem no ensino de história, apesar do significativo crescimento e popularização do jogo aplicado à sala de aula e das pesquisas que se dedicam a analisar sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, existem poucos materiais de referência que orientem os docentes de história na elaboração de suas próprias experiências de aula-aventura de RPG, mantendo a prática ainda restrita em sua grande maioria aos profissionais que já conhecem o jogo ou que de alguma forma tiveram contato com ele durante sua formação. O objetivo desse trabalho foi realizar entrevistas com docentes de história que já utilizam o jogo de RPG em sala de aula e, na análise dos seus relatos de experiência, criar um modelo que sirva de referencial teórico-metodológico para que professores e professoras de história possam elaborar suas próprias aulas usando o jogo como linguagem aplicada ao ensino da disciplina escolar de história.por
dc.description.abstractIt is growing the amount of academic research in the field of teaching in history that is dedicated to think about the teacher's practice. Regarding the RPG as a language in history teaching, despite the significant growth and popularization of the game applied to the classroom and the researches that are dedicated to analyze its effectiveness in the teaching-learning process, there are few reference materials that guide teachers of history in the elaboration of their own experiences of a class-adventure of RPG, keeping the practice still restricted to the majority of professionals who already know the game or who somehow had contact with it during his or her graduation. The objective of this work was to conduct interviews with teachers of history who already use the game of RPG in the classroom and, in the analysis of their experience reports, to create a model to serve as a theoretical and methodological reference so that teachers of history could elaborate their own classes using the game language applied to the teaching of the school discipline of history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-12-03T14:19:07Z No. of bitstreams: 1 Brunno Manoel Azevedo Pessoa.pdf: 1272952 bytes, checksum: 8ffbdfcc90e05df21607375828ff06ed (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-03T14:19:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brunno Manoel Azevedo Pessoa.pdf: 1272952 bytes, checksum: 8ffbdfcc90e05df21607375828ff06ed (MD5) Previous issue date: 2018-03-05eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectJogo de RPGpor
dc.subjectProfessor de históriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleExperiência docente no ensino de história : desenvolvendo estratégias para o uso do RPG em sala de aula de Recife-PEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brunno Manoel Azevedo Pessoa.pdfDocumento principal1,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.