Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8399
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiência docente no ensino de história : desenvolvendo estratégias para o uso do RPG em sala de aula de Recife-PE
Autor: PESSÔA, Brunno Manoel Azevedo 
Primeiro orientador: SILVA, Giselda Brito
Primeiro membro da banca: MIRANDA, Humberto da Silva
Segundo membro da banca: SILVA, Lucas Victor
Terceiro membro da banca: RANGEL, Marcelo de Mello
Resumo: É crescente a quantidade de pesquisas acadêmicas no ensino de história que se dedicam a pensar a prática docente. No que diz respeito ao RPG enquanto linguagem no ensino de história, apesar do significativo crescimento e popularização do jogo aplicado à sala de aula e das pesquisas que se dedicam a analisar sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, existem poucos materiais de referência que orientem os docentes de história na elaboração de suas próprias experiências de aula-aventura de RPG, mantendo a prática ainda restrita em sua grande maioria aos profissionais que já conhecem o jogo ou que de alguma forma tiveram contato com ele durante sua formação. O objetivo desse trabalho foi realizar entrevistas com docentes de história que já utilizam o jogo de RPG em sala de aula e, na análise dos seus relatos de experiência, criar um modelo que sirva de referencial teórico-metodológico para que professores e professoras de história possam elaborar suas próprias aulas usando o jogo como linguagem aplicada ao ensino da disciplina escolar de história.
Abstract: It is growing the amount of academic research in the field of teaching in history that is dedicated to think about the teacher's practice. Regarding the RPG as a language in history teaching, despite the significant growth and popularization of the game applied to the classroom and the researches that are dedicated to analyze its effectiveness in the teaching-learning process, there are few reference materials that guide teachers of history in the elaboration of their own experiences of a class-adventure of RPG, keeping the practice still restricted to the majority of professionals who already know the game or who somehow had contact with it during his or her graduation. The objective of this work was to conduct interviews with teachers of history who already use the game of RPG in the classroom and, in the analysis of their experience reports, to create a model to serve as a theoretical and methodological reference so that teachers of history could elaborate their own classes using the game language applied to the teaching of the school discipline of history.
Palavras-chave: Ensino de história
Jogo de RPG
Professor de história
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: PESSÔA, Brunno Manoel Azevedo. Experiência docente no ensino de história : desenvolvendo estratégias para o uso do RPG em sala de aula de Recife-PE. 2018. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8399
Data de defesa: 5-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brunno Manoel Azevedo Pessoa.pdfDocumento principal1,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.