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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo pintado : análise do feminino no imaginário de Francisco Brennand (1990- 2005)
Autor: SANTIAGO, Tainá Maívys da Silva
Primeiro orientador: AZEVEDO, Natanael Duarte de
Primeiro membro da banca: REZENDE, Antonio Paulo de Morais
Segundo membro da banca: SANTOS, Maria Emilia Vasconcelos dos
Resumo: Nesta pesquisa, partimos da pergunta em torno do caráter tão íntimo das pinturas de Francisco Brennand, que, além de ficarem reservadas apenas aos olhares de um círculo fechado de críticos durante muito tempo, também revelam a obsessão do artista pelo corpo, e, pela idealização de uma noção de feminino. Com uma base teórica que tem os discursos feministas da arte como o principal fio condutor, voltamo-nos para a análise de seis pinturas feitas por Francisco Brennand entre os anos 1995 e 2004. Nesse sentido, Griselda Pollock (2001), Judith Butler (2011), Peter Burker (2017), Slavoj Zizek (2007), Pierre Bourdieu (2007), e outros, compõem essa base por manterem um debate com as referências utilizadas por Brennand para compor o seu imaginário. É a partir dessas análises que propomos uma discussão a respeito da alegorização do corpo dito feminino, demonstrando que existe uma intenção ideológica na produção dessas pinturas, que consiste em levar adiante um pensamento pautado pela sociedade heteronormativa, patrocinada pelo capital emergente no século XX. Isto é, a partir do avanço das pautas feministas, da valorização da mulher artista e, também, das mudanças na noção de corpo, gênero, sexo e sexualidade, cresce uma emergência em reafirmar valores, padrões e normativas. Além dessas evidências, insistimos em apontá-las a partir de uma perspectiva que foca no homem Francisco Brennand, o indivíduo. É percebendo suas angústias, obsessões, curiosidades e a noção de desejo que ele despeja sobre essas produções que nós entenderemos esses problemas sociais. Nossa metodologia se pauta no que Panofsky (2002) chamou de método iconológico, uma análise das alegorias percebidas nas pinturas. Dessas pinturas escolhidas, nós partimos para os Diários de Francisco Brennand e demais documentos aos quais tivemos acesso no acervo da Oficina de Cerâmica de Brennand. Como resultado dessa articulação entre as pinturas, os documentos e os sinais daquela sociedade e daquele tempo, podemos vislumbrar como a noção de corpo (e todas as suas adjacências - genenero/sexo/sexualidade/desejo/performatividades etc.) é fluída e se desenvolve em conexão a vários fatores. Esperamos com isso contribuir para uma historiografia que busca potencializar os corpos percebendo sua fluidez e importância nos aspectos subjetivos da cultura e das sociabilidades.
Abstract: On this research, we start with the question about the very intimate character of Francisco Brennand’s paintings, which apart from being reserved only for the gaze of a closed circle for a long time, also reveal the artist’s obsession with the body and idealization of a feminine. With a theoretical basis that has the feminist discourses of art as the main thread, we go on to the analysis of six paintings made by Francisco Brennand between the years 1995 and 2004. Griselda Pollock, Judith Butler, Peter Burker, Slavoj Zizek, Pierre Bourdieu and others make up this basis and hold a debate with the references used by Brennand to compose his imaginary. It’s from theses analyzes that we propose a discussion about the allegorization of the female body, demonstrating that there is an ideological intention in the production of these paintings, which consists in carrying forward a thought based on the heteronormative society sponsored by the emerging capital in the 20th century. That is, from the advancement of feminist guidelines, the valorization of woman artist and also from the changes in the idea of body, gender, sex and sexuality, there is an emergency in reasserting values, standards and norms. In addition to these evidences, we insist on pointing them out from a perspective that focuses on the man Francisco Brennand as an individual. It is by noticing his anxieties, obsessions, curiosities and the idea of desire that he spills over these productions that we will understand these social problems. Our methodology is based on what Panofsky (2002) called an iconological method, an analysis of allegories perceived in paintings. For these chosen paintings, we went to Francisco Brennand’s Diaries and other documents which we had access in the collection of Brennand’s Ceramic Workshop. As a result of this articulation between the paintings, the signs and the signs of that society back at that time, we can get a glimpse of how the idea of body (and all its adjacencies - gender/sex/sexuality/desire/performativity etc.) is developed in connection with several factors. We hope to contribute to a historiography that seeks the empowering of the bodies by perceiving their fluidity and importance on subjective aspects of culture and sociability.
Palavras-chave: Arte
Pintura
Gênero
Corpo feminino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SANTIAGO, Tainá Maívys da Silva. Corpo pintado : análise do feminino no imaginário de Francisco Brennand (1990- 2005). 2019. 153 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8389
Data de defesa: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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