Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, João Neves Passos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697969615559433por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee1BARBOSA, Anderson Luiz da Rocha e-
dc.contributor.referee2PAVÃO, Antonio Carlos-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:39:34Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationCASTRO, João Neves Passos de. Baralho estelar : a construção de conhecimentos de astronomia através de um jogo didático. 2019. 57 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8361-
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre a utilização do jogo enquanto recurso pedagógico e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de Astronomia. A relevância acadêmico-científica desta investigação revela-se, por sua vez, no potencial educativo presente na Astronomia, por meio de sua capacidade de interagir com outras áreas do conhecimento, principalmente, no tocante ao ensino de ciências. O presente trabalho visa suscitar o interesse no estudo de ciências, em estudantes da primeira série do ensino médio, principalmente no tocante à Astronomia, através da elaboração de um instrumento que facilite a assimilação dos conteúdos relacionados a esse tema. O produto desenvolvido no decorrer deste estudo consiste em um Baralho Estelar, proposto como instrumento didático capaz de contribuir para a motivação, nesses estudantes, da curiosidade e da ludicidade no contato com a Física. Para tanto, baseamo-nos na perspectiva da aprendizagem significativa, fundamentando teoricamente nossos estudos em Ausubel (1980) e Moreira (2010). Os resultados da presente dissertação propõem, portanto, caminhos didático-metodológicos para a produção de conhecimento sobre o tema da aprendizagem por meio de jogos e para o processo de ensino-aprendizagem de Física, na medida em que oferece, aos docentes, um recurso didático capaz de auxiliar na elaboração de estratégias pedagógicas capazes de despertar o interesse nos estudantes e atuar como elo entre a teoria e a prática no ensino da Astronomia.por
dc.description.abstractThis dissertation deals with the use of the game as a pedagogical resource and its contributions to the teaching-learning process of astronomy. The academic-scientific relevance of this research is revealed, in turn, in the educational potential present in astronomy, through its ability to interact with other areas of knowledge, especially regarding science teaching. The present work aims to arouse interest in the study of science in first grade students of high school, especially with regard to astronomy, through the elaboration of an instrument that facilitates the assimilation of contents related to this theme. The product developed during this study consists of a Star Deck, proposed as a didactic instrument capable of contributing to the motivation, in these students, of curiosity and playfulness in contact with physics. To this end, we base ourselves on the perspective of meaningful learning, theoretically supporting our studies in Ausubel (1980) and Moreira (2010). The results of this dissertation propose, therefore, didactic-methodological ways for the production of knowledge on the subject of learning through games and for the teaching-learning process of Physics, as it offers to the teachers a didactic resource. able to assist in the elaboration of pedagogical strategies capable of arousing interest in students and acting as a link between theory and practice in the teaching of astronomy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-20T13:39:34Z No. of bitstreams: 1 Joao Neves Passos de Castro.pdf: 2460187 bytes, checksum: 183187db61fdc09c2954d7763ad36f30 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T13:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao Neves Passos de Castro.pdf: 2460187 bytes, checksum: 183187db61fdc09c2954d7763ad36f30 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnsino de astronomiapor
dc.subjectJogo didáticopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleBaralho estelar : a construção de conhecimentos de astronomia através de um jogo didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Neves Passos de Castro.pdfDocumento principal2,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.