Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8361
Tipo do documento: Dissertação
Título: Baralho estelar : a construção de conhecimentos de astronomia através de um jogo didático
Autor: CASTRO, João Neves Passos de 
Primeiro orientador: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Primeiro membro da banca: BARBOSA, Anderson Luiz da Rocha e
Segundo membro da banca: PAVÃO, Antonio Carlos
Resumo: Esta dissertação versa sobre a utilização do jogo enquanto recurso pedagógico e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de Astronomia. A relevância acadêmico-científica desta investigação revela-se, por sua vez, no potencial educativo presente na Astronomia, por meio de sua capacidade de interagir com outras áreas do conhecimento, principalmente, no tocante ao ensino de ciências. O presente trabalho visa suscitar o interesse no estudo de ciências, em estudantes da primeira série do ensino médio, principalmente no tocante à Astronomia, através da elaboração de um instrumento que facilite a assimilação dos conteúdos relacionados a esse tema. O produto desenvolvido no decorrer deste estudo consiste em um Baralho Estelar, proposto como instrumento didático capaz de contribuir para a motivação, nesses estudantes, da curiosidade e da ludicidade no contato com a Física. Para tanto, baseamo-nos na perspectiva da aprendizagem significativa, fundamentando teoricamente nossos estudos em Ausubel (1980) e Moreira (2010). Os resultados da presente dissertação propõem, portanto, caminhos didático-metodológicos para a produção de conhecimento sobre o tema da aprendizagem por meio de jogos e para o processo de ensino-aprendizagem de Física, na medida em que oferece, aos docentes, um recurso didático capaz de auxiliar na elaboração de estratégias pedagógicas capazes de despertar o interesse nos estudantes e atuar como elo entre a teoria e a prática no ensino da Astronomia.
Abstract: This dissertation deals with the use of the game as a pedagogical resource and its contributions to the teaching-learning process of astronomy. The academic-scientific relevance of this research is revealed, in turn, in the educational potential present in astronomy, through its ability to interact with other areas of knowledge, especially regarding science teaching. The present work aims to arouse interest in the study of science in first grade students of high school, especially with regard to astronomy, through the elaboration of an instrument that facilitates the assimilation of contents related to this theme. The product developed during this study consists of a Star Deck, proposed as a didactic instrument capable of contributing to the motivation, in these students, of curiosity and playfulness in contact with physics. To this end, we base ourselves on the perspective of meaningful learning, theoretically supporting our studies in Ausubel (1980) and Moreira (2010). The results of this dissertation propose, therefore, didactic-methodological ways for the production of knowledge on the subject of learning through games and for the teaching-learning process of Physics, as it offers to the teachers a didactic resource. able to assist in the elaboration of pedagogical strategies capable of arousing interest in students and acting as a link between theory and practice in the teaching of astronomy.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino de astronomia
Jogo didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: CASTRO, João Neves Passos de. Baralho estelar : a construção de conhecimentos de astronomia através de um jogo didático. 2019. 57 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8361
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Neves Passos de Castro.pdfDocumento principal2,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.