Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MACIEL NETO, Airton dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6208376236901537 | por |
dc.contributor.advisor1 | MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon | - |
dc.contributor.referee1 | RODRIGUES, Sara Cristina Pinto | - |
dc.contributor.referee2 | LIMA, Alberes Lopes de | - |
dc.contributor.referee3 | TENÓRIO, Alexandro Cardoso | - |
dc.contributor.referee4 | BARBOSA, Anderson Luiz da Rocha e | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T13:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL NETO, Airton dos Santos. Sequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundt. 2019. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8359 | - |
dc.description.resumo | Nessa pesquisa procuramos inovar o ensino de acústica em tubos sonoros, normalmente trabalhado nas escolas de forma tradicional, por meio da construção e utilização de um aparato experimental da versão do tubo de Kundt, bem como o desenvolvimento de um produto educacional, onde apresentamos uma sequência didática investigativa e motivadora, para ensinar acústica física e acústica musical em tubos sonoros, por meio de organizadores prévios e atividades experimentais, com participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Para isso, construímos um material potencialmente significativo, que partiu do pressuposto de que o aluno já tinha um conhecimento prévio do assunto, e que a partir desse conhecimento, podemos trabalhar toda teoria envolvida, juntando o conhecimento anterior com o novo. Essa construção foi feita a partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que relaciona subsunçores, elementos do arcabouço cognitivo, à aprendizagem significativa de um novo conteúdo. | por |
dc.description.abstract | In this research, we seek to innovate the teaching of acoustic sound tubes, usually worked in schools in traditional way, through the construction and use of an experimental apparatus of Kundt's tube version, as well as the development of an educational product where, we present a didactic sequence research and motivating, to teach physical acoustic and musical acoustics in sound tubes, through previous and experimental activities organizers, with an active students participation in the construction of their own knowledge. For that, it was built up a potentially significant material, that started from the assumption that the student had a prior knowledge of the subject, which from this knowledge, we can work all theory involved, joining the previous knowledge with the new one. This construction was made from the meaningful learning theory of David Ausubel, relating subsumption, elements of the cognitive framework, for meaningful learning of a new content. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-20T13:19:02Z No. of bitstreams: 1 Airton dos Santos Maciel Neto.pdf: 3536653 bytes, checksum: 8c6edd96e8e7e86d48dbd86b89fce998 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-20T13:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Airton dos Santos Maciel Neto.pdf: 3536653 bytes, checksum: 8c6edd96e8e7e86d48dbd86b89fce998 (MD5) Previous issue date: 2019-02-21 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Física | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Acústica | por |
dc.subject | Tubo sonoro | por |
dc.subject | Tubo de Kundt | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Sequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundt | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Airton dos Santos Maciel Neto.pdf | Documento principal | 3,45 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.