Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACIEL NETO, Airton dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6208376236901537por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon-
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Sara Cristina Pinto-
dc.contributor.referee2LIMA, Alberes Lopes de-
dc.contributor.referee3TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee4BARBOSA, Anderson Luiz da Rocha e-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:19:02Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationMACIEL NETO, Airton dos Santos. Sequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundt. 2019. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8359-
dc.description.resumoNessa pesquisa procuramos inovar o ensino de acústica em tubos sonoros, normalmente trabalhado nas escolas de forma tradicional, por meio da construção e utilização de um aparato experimental da versão do tubo de Kundt, bem como o desenvolvimento de um produto educacional, onde apresentamos uma sequência didática investigativa e motivadora, para ensinar acústica física e acústica musical em tubos sonoros, por meio de organizadores prévios e atividades experimentais, com participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Para isso, construímos um material potencialmente significativo, que partiu do pressuposto de que o aluno já tinha um conhecimento prévio do assunto, e que a partir desse conhecimento, podemos trabalhar toda teoria envolvida, juntando o conhecimento anterior com o novo. Essa construção foi feita a partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que relaciona subsunçores, elementos do arcabouço cognitivo, à aprendizagem significativa de um novo conteúdo.por
dc.description.abstractIn this research, we seek to innovate the teaching of acoustic sound tubes, usually worked in schools in traditional way, through the construction and use of an experimental apparatus of Kundt's tube version, as well as the development of an educational product where, we present a didactic sequence research and motivating, to teach physical acoustic and musical acoustics in sound tubes, through previous and experimental activities organizers, with an active students participation in the construction of their own knowledge. For that, it was built up a potentially significant material, that started from the assumption that the student had a prior knowledge of the subject, which from this knowledge, we can work all theory involved, joining the previous knowledge with the new one. This construction was made from the meaningful learning theory of David Ausubel, relating subsumption, elements of the cognitive framework, for meaningful learning of a new content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-20T13:19:02Z No. of bitstreams: 1 Airton dos Santos Maciel Neto.pdf: 3536653 bytes, checksum: 8c6edd96e8e7e86d48dbd86b89fce998 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T13:19:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Airton dos Santos Maciel Neto.pdf: 3536653 bytes, checksum: 8c6edd96e8e7e86d48dbd86b89fce998 (MD5) Previous issue date: 2019-02-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectAcústicapor
dc.subjectTubo sonoropor
dc.subjectTubo de Kundtpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundtpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Airton dos Santos Maciel Neto.pdfDocumento principal3,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.