Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAIS, Janailson Rosa de-
dc.contributor.advisor1MENDONÇA, Conceição Aparecida Soares-
dc.contributor.advisor-co1TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno-
dc.date.accessioned2019-11-19T13:18:02Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationMORAIS, Janailson Rosa de. Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para estudo de tópicos de eletrodinâmica. 2019. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8353-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como proposta a criação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para ensinar conceitos da eletrodinâmica como: circuitos elétricos; diferença de potencial; corrente elétrica e sua intensidade; efeitos da corrente elétrica; potência elétrica e energia elétrica; resistência elétrica e leis de Ohm, a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Para trabalhar esses conceitos foi utilizado estratégias pedagógicas como atividades experimentais, aplicativos de celular, análise de conta de energia elétrica, investigação em aparelhos elétricos residenciais, mapa conceitual coletivo, em duplas e individual, debates e discussões em sala de aula com a finalidade de facilitar a aprendizagem desses conceitos e disponibilizar esse material, em forma de um Produto Educacional que poderá ser utilizado por outros professores. Participaram 21 alunos, sendo (12 do sexo masculino e 9 do feminino) idade média de 17 anos, do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual situada na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Foram previstas 19 aulas para o desenvolvimento do tema, o que englobou 19 encontros de 45 minutos cada, em 8 semanas consecutivas distribuídas nos 7 passos que compõe a UEPS. Os conteúdos foram abordados levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos por meio de pré-teste, mapa conceitual coletivo, além de discussões e debates durante as aulas. As atividades experimentais envolveram montagem de circuitos elétricos simples e circuitos com lâmpadas associados em série e em paralelo. O celular foi utilizado como ferramenta pedagógica para auxiliar nos cálculos do consumo de energia elétrica dos diversos aparelhos elétricos de suas residências por meio do aplicativo consumo elétrico, além de facilitar o entendimento das leis de Ohm através do aplicativo Chemistry e Physics Simulations. A avaliação se deu durante todas as etapas da UEPS. Os resultados mostraram que as estratégias utilizadas contribuíram para aumentar o interesse dos alunos pelo ensino dos conteúdos de Física, além de melhorar o desenvolvimento cognitivo, o que foi observado com a análise dos instrumentos aplicados, o que sugere indícios de Aprendizagem Significativa. O Mapa Conceitual usado como estratégia de ensino e avaliação se mostrou potencialmente significativo por evidenciar os conhecimentos prévios relevantes sobre os conceitos científicos estudados.por
dc.description.abstractThat dissertation propose the creation of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) to teach concepts of electrodynamics as: electric circuits; potential difference; electric current and its intensity; effects of electric current; electric power and electric power; electrical resistance and laws of Ohm, under the aspect of Meaningful Learning Theory. To work on these idea will be used pedagogical strategies such as experimental activities, mobile apps, electric energy account analysis, quest in residential electrical appliances, collective concept map, double and individual, debates and discussions in the classroom with the purpose of facilitating learning these concepts and provide this material, in the form of an Educational Product that may be used by other teachers. Participated 21 students, being (12 males and 9 females) the mean age of 17 years, of the 3rd year of the Middle Teaching of a State Public School located in the city of João Pessoa, Paraíba, Brazil. The course occupied a number of 19 classes planned for the theme, which included 19 meetings of 45 minutes each, in 8 consecutive weeks distributed in the 8 steps that formulate the UEPS. The contents were approached taking into consideration the previous knowledge of the students through pre-test, collective concept map, beyond discussions and debates during the classes. Experimental activities involved mounting of simple electrical circuits and circuits with associated lamps in series and in parallel. The cell phone was used as a pedagogical tool to aid in the calculations of the electric energy consumption of the various electrical appliances of its residences through the electrical consumption application, besides facilitating the understanding of the laws of Ohm through the application Chemistry and Physics Simulations. The evaluation took place during all phases of the UEPS. The results showed that the strategies used contributed to increase students' interest in the teaching of Physics contents, as well as to improve cognitive development, which was observed with the analysis of the applied instruments, which suggests signs of significant learning. The Concept Map used as teaching and evaluation strategy exposed to be potentially significant for evidencing prior relevant knowledge about the scientific concepts surveyed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-19T13:18:02Z No. of bitstreams: 1 Janailson Rosa de Morais.pdf: 4790961 bytes, checksum: cad8f362b28a41d950ada3380f243bea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T13:18:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Janailson Rosa de Morais.pdf: 4790961 bytes, checksum: cad8f362b28a41d950ada3380f243bea (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEletrodinâmicapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para estudo de tópicos de eletrodinâmicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janailson Rosa de Morais.pdfDocumento principal4,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.