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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8352
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Investigando a equação de uma onda estacionária no tempo e no espaço por meio de atividades experimentais como organizadores avançados |
Autor: | CUNHA, Rodrigo Carneiro da |
Primeiro orientador: | MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon |
Primeiro membro da banca: | SUNDHEIMER, Michael Lee |
Segundo membro da banca: | FREITAS, João Francisco Liberato de |
Terceiro membro da banca: | SOUZA, Adauto José Ferreira de |
Quarto membro da banca: | BARBOSA, Anderson Luiz da Rocha e |
Resumo: | A presente dissertação consiste na elaboração de uma sequência didática e de um produto educacional, potencialmente significativos para o processo de ensino-aprendizagem da Física Ondulatória, utilizando organizadores avançados como uma estratégia de ensino na preparação dos alunos para o entendimento da equação da onda estacionária. Para tanto, fundamentamos esse estudo e a elaboração dos aparatos educacionais construídos a partir dele, na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1968) e Marco Antônio Moreira (1997). Buscamos, com isso, minimizar as dificuldades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de conceitos físicos, especialmente no tocante ao conteúdo de ondas e facilitar a aprendizagem e a compreensão de algumas propriedades das ondas estacionárias e das relações matemáticas existentes nas grandezas envolvidas. Dentre os resultados obtidos por meio da aplicação do produto e da análise dos dados coletados, é possível informar que alguns alunos conseguiram atingir níveis de sofisticação da aprendizagem e de aprimoramento das respostas, não verificados no início da atividade proposta, conseguindo compreender de forma adequada como são estabelecidas as relações matemáticas entre as grandezas presentes na equação da onda estacionária. |
Abstract: | The current dissertation consists in the elaboration of a didactic sequence and an educational product, which are potentially significative to the process of teaching-learning of Wave Physics, utilizing advanced organizers as a strategy of teaching in preparation of students for the understanding of the stationary wave equation. For this, we base this study and the elaboration of educational devices built from it, in David Ausubel’s (1968) and Marco Antônio Moreira (1997) Theory of Significative Learning. It is aimed, through this, to minimize the difficulties related to the process of teaching learning of physics concepts, especially focusing on the subject of waves and facilitating the learning and comprehension of some properties of stationary waves and the existing mathematical relations in the greatness involved. Amongst the obtained results through the application of the product and analysis of collected data, it is possible to state that some students managed to reach sophisticated levels of learning and improvement in their answers, which were not verified at the start of the proposed activity, managing to comprehend in adequate form the establishment of mathematical relationships amongst the greatness present and the stationary wave equation. |
Palavras-chave: | Sequência didática Ensino-aprendizagem Ensino de física Física ondulatória Equação da onda estacionária |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | CUNHA, Rodrigo Carneiro da. Investigando a equação de uma onda estacionária no tempo e no espaço por meio de atividades experimentais como organizadores avançados. 2019. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8352 |
Data de defesa: | 28-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
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