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Tipo do documento: Dissertação
Título: Flexquest “tem química na minha dieta?” associada ao uso de problemas : uma proposta para flexibilização do conhecimento relacionado às dietas restritivas
Autor: RAMOS, Priscila da Silva 
Primeiro orientador: CAMPOS, Angela Fernandes
Primeiro coorientador: VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de
Primeiro membro da banca: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Segundo membro da banca: LEITE, Bruno Silva
Terceiro membro da banca: AQUINO, Kátia Aparecida da Silva
Resumo: O presente trabalho de pesquisa foi inspirado pela potencialidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e pela necessidade de um ensino de química contextualizado, interdisciplinar, problematizador e formador de cidadãos. Nosso objetivo é construir um conhecimento flexível nos alunos em relação às dietas restritivas numa abordagem interdisciplinar a partir de uma FlexQuest para contribuir com a contextualização do conteúdo de reações orgânicas. Para isso, propomos a construção de uma FlexQuest, a partir de casos reais envolvendo dietas restritivas, para que, ao ser usada como estratégia didática, contribua com um estudo contextualizado e interdisciplinar de alguns aspectos da química orgânica. A ferramenta que foi inicialmente desenvolvida por Leão e seus colaboradores em 2006, se baseia nos fundamentos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) de Spiro (2008). Neste trabalho, serão integrados à FlexQuest problemas escolares (POZO, 1998), seguindo os pressupostos de uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Assim, será avaliada a potencialidade da estratégia FlexQuest no desenvolvimento da flexibilidade cognitiva, quando aliada a essa outra abordagem. Nosso percurso metodológico se divide em três etapas, sendo elas: a construção da FlexQuest, a intervenção na sala de aula e a análise de dados. A análise dos conhecimentos prévios dos alunos, feita a partir da análise de conteúdo de um mapa conceitual, nos permitiu verificar que eles possuíam um conhecimento introdutório, ou superficial, em relação às dietas restritivas. Em outro momento da análise, verificamos que os mesmos saíram desse nível introdutório do conhecimento para o nível avançado ao aprofundarem as discussões em relação ao tema, relacioná-lo a outros conteúdos e contextos e utilizá-lo para compreensão de situações reais. Por fim, a análise dos demais dados nos mostrou que os alunos conseguiram não só alcançar níveis mais avançados do conhecimento, como realizaram a travessia de paisagem, evidenciando a ampliação do conhecimento e um amadurecimento cognitivo. Salientamos que a estratégia FlexQuest foi usada numa abordagem interdisciplinar envolvendo diretamente as disciplinas de Química e Educação Física, e indiretamente a disciplina de Biologia. Os resultados apontaram para uma contribuição da mesma na contextualização das reações orgânicas.
Abstract: This research was inspired by the potential of the use of Information and Communication Technologies (ICT) and by the need for a contextualized, interdisciplinary, problematizing and educating citizenship education. Our goal is to build a flexible knowledge in students regarding restrictive diets in an interdisciplinary approach from a FlexQuest to contribute to contextualising the content of organic reactions. For this, we propose the construction of a FlexQuest, based on real cases involving restrictive diets, so that, when used as a didactic strategy, it contributes to a contextual and interdisciplinary study of some aspects of organic chemistry. The tool that was initially developed by Leão and his collaborators in 2006, is based on the foundations of Spiro's (2008) Theory of Cognitive Flexibility. In this work, school problems (POZO, 1998) will be integrated into FlexQuest following the assumptions of a Problem Based Learning. Thus, the potential of the FlexQuest strategy in the development of cognitive flexibility, when coupled with this other approach, will be evaluated. Our methodological course is divided into three stages: the construction of FlexQuest, the intervention in the classroom and the analysis of data. The analysis of the students' previous knowledge, made from the content analysis of a conceptual map, allowed us to verify that they had an introductory knowledge, or superficial, in relation to the restrictive diets. At another point in the analysis, we found that they moved from this introductory level of knowledge to the advanced level by deepening the discussions on the subject, relating it to other contents and contexts, and using it to understand real situations. Finally, the analysis of the other data showed that the students were able to not only reach higher levels of knowledge, but also to cross the landscape, demonstrating the expansion of knowledge and a cognitive maturation. We emphasize that the FlexQuest strategy was used in an interdisciplinary approach involving directly the disciplines of chemistry and physical education, and indirectly the discipline of biology. The results pointed to a contribution of the same in the contextualization of organic reactions.
Palavras-chave: FlexQuest (Plataforma web)
Ensino de química
Reação orgânica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: RAMOS, Priscila da Silva. Flexquest “tem química na minha dieta?” associada ao uso de problemas : uma proposta para flexibilização do conhecimento relacionado às dietas restritivas. 2019. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8344
Data de defesa: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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