Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8343
Tipo do documento: Tese
Título: O modelo de reconstrução educacional como aporte teórico e metodológico para o design de uma seqüência didática sobre o conceito de biodiversidade em uma perspectiva integral e polissêmica
Autor: SILVA, Michelle Garcia da 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Segundo membro da banca: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Terceiro membro da banca: MARQUES, Roberta Smania
Quarto membro da banca: MARTINS, Marcelo Machado
Resumo: O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) é um modelo alemão desenvolvido para contextos mais amplos de reestruturação curricular e para o design de ambientes de ensino e aprendizagem. Na literatura, este modelo é apresentado, de forma recorrente, como um aporte metodológico para o design de intervenções educacionais. No entanto, o MRE é carregado de pressuposições teóricas que são pouco enfatizadas na literatura, mas também subsidiam o processo de design de ambientes de ensino e aprendizagem. Desse modo, os questionamentos que conduziram este estudo foram: Como se estrutura o quadro teórico intermediário do MRE? E, como este modelo subsidia o design de uma sequência didática sobre biodiversidade, que visa abordar este conceito em uma perspectiva integral e polissêmica na licenciatura em Ciências Biológicas? Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi compreender como o MRE subsidia teórica e metodologicamente o processo de design de ambientes de ensino e aprendizagem, utilizando seus pressupostos para o design de uma sequência didática sobre biodiversidade, que visa abordar este conceito em uma perspectiva integral e polissêmica na licenciatura em Ciências Biológicas. Para tal, o percurso metodológico do estudo foi composto por cinco etapas: (1) análise das concepções científicas sobre biodiversidade na literatura; (2) análise das concepções, necessidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes sobre biodiversidade na literatura; (3) sistematização dos princípios de design; (4) design da sequência didática; e (5) processo de validação por pares. As análises de dados referentes a cada etapa foram feitas com o auxílio da Análise de Conteúdo e da Análise da Importância Educacional. Os principais resultados deste estudo versam, primeiramente, sobre a construção de um panorama conceitual da biodiversidade. Com base neste panorama, a estrutura do conteúdo científico sobre biodiversidade foi clarificada, mesmo que de forma preliminar, e transformada em uma estrutura do conteúdo para o ensino. Isto de seu efetivamente, por meio da construção de oito orientações educacionais sobre o conceito de biodiversidade, que representaram as primeiras contribuições do MRE para o processo de design da sequência didática sobre biodiversidade. Outras contribuições surgiram da segunda etapa da pesquisa, por meio dela foi possível construir mais uma orientação educacional. Estas nove orientações educacionais guiaram o diálogo entre as concepções científicas e as dos estudantes sobre biodiversidade, do qual emergiram as potencialidades pedagógicas relativas ao conceito de biodiversidade. Além disso, foi possível identificar características teóricas e metodológicas do ensino de biodiversidade. A sequência didática sobre biodiversidade foi construída com base neste conjunto de diretrizes subsidiadas pelo MRE e, em seguida, foi realizado seu processo de validação, que apontou aprimoramentos necessários a uma futura implementação da sequência didática. Assim, em suma, a utilização do MRE importou para o design da sequência didática sobre biodiversidade aspectos teóricos que elucidaram sobre a perspectiva por meio da qual o processo de aprendizagem deveria ser compreendido e os papéis que o conhecimento científico, os professores, os estudantes e mundo material deveriam assumir neste processo; bem como aspectos metodológicos que clarificaram como o conteúdo deveria ser abordado, como os estudantes percebiam este conteúdo, suas as necessidades e dificuldades de aprendizagem, como os conteúdos poderiam ser abordados em sala de aula e alguns recursos que poderiam ser utilizados neste contexto.
Abstract: The Model Educational Reconstruction (MER) is a German model developed for broader contexts of curricular restructuring and for the design of teaching and learning environments. In the literature, this model is almost always presented as a methodological contribution to the design of educational interventions. However, the MER has theoretical assumptions that are little emphasized in the literature, but also support the process of designing teaching and learning environments. Thus, this study is based on the following questions: How is the theoretical framework of the MER structured? And, how does this model subsidize the design of a didactic sequence on biodiversity, that aims to approach this concept in an integral and polysemic perspective in the degree in Biological Sciences? Therefore, the general goals of this study was to understand how the MER theoretically and methodologically subsidizes the design process of teaching and learning environments, using its assumptions for the design of a didactic sequence on biodiversity, which aims to approach this concept in an integral and polysemic in the degree in Biological Sciences. For this, the methodological course of the study was composed of five stages: (1) analysis of the scientific conceptions about biodiversity in the literature; (2) analysis of students' conceptions, needs and difficulties of learning about biodiversity in the literature; (3) systematization of design principles; (4) design of the didactic sequence; and (5) peer validation process. The analysis of data for each step was done with the aid of Content Analysis and Analysis of Educational Importance. The main results of this study are, firstly, the construction of a conceptual panorama of biodiversity. Based on this panorama, the structure of scientific content on biodiversity has been clarified, even if preliminary, and transformed into a content structure for teaching. This was possible through the construction of eight educational guidelines on the concept of biodiversity, which represented the first MER contributions to the didactic sequence design process on biodiversity. Other contributions emerged from the second stage of the research, through which it was possible to construct a new educational orientation. These nine educational guidelines guided the dialogue between scientific and student conceptions on biodiversity, from which the pedagogical potentialities related to the concept of biodiversity emerged. In addition, it was possible to identify theoretical and methodological characteristics of biodiversity teaching. The didactic sequence on biodiversity was constructed based on this set of guidelines subsidized by the MER and then its validation process was carried out, which pointed out the necessary improvements to a future implementation of the didactic sequence. Summarizing, the use of MRE imported into the design of the didactic sequence on biodiversity theoretical aspects that elucidated the perspective through which the learning process should be understood and the roles that scientific knowledge, teachers, students and the material world should assume in this process; as well as methodological aspects that clarified how content should be addressed, how the students perceived this content, their needs and learning difficulties, how the content could be addressed in the classroom and some features that could be used in this context.
Palavras-chave: Biodiversidade
Sequência didática
Ensino-aprendizagem
Ensino de biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Michelle Garcia da. O modelo de reconstrução educacional como aporte teórico e metodológico para o design de uma seqüência didática sobre o conceito de biodiversidade em uma perspectiva integral e polissêmica. 2019. 241 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8343
Data de defesa: 12-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle Garcia da Silva.pdfDocumento principal3,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.