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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições e limitações do guia didático digital orientação científica-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de química aplicado em um processo de formação continuada de professores de química
Autor: BASTOS, Maria de Fátima Peixoto 
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro membro da banca: SILVA, Ivoneide Mendes da
Segundo membro da banca: SOUZA, Sandra Rodrigues de
Terceiro membro da banca: FREITAS, Katia Cristina Silva de
Resumo: Nesta pesquisa tivemos como objetivo analisar contribuições e limitações do Guia Didático Digital “A Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no Ensino de Química”, elaborado e aplicado em um processo de formação continuada de professores de Química. Participaram da pesquisa professores regentes da disciplina de Química do Ensino Médio no ano de 2019, lotados em escolas jurisdicionadas na Gerência Regional de Ensino Recife Sul (GRE-Recife/Sul). Adotamos uma abordagem qualitativa dos dados empíricos e seguimos seis etapas metodológicas: elaboração dos questionários 1 e 2 (etapa 1); primeiro encontro com os professores e aplicação do questionário 1 (etapa 2); elaboração e caracterização do Guia Didático Digital sobre a Orientação CTS (etapa 3); planejamento do processo de formação continuada (etapa 4); desenvolvimento do processo formativo e aplicação do questionário 2 (etapa 5); e análise de dados (etapa 6). Os momentos analíticos realizados foram: análise das concepções dos professores sobre relações CTS, sobre o ensino de Química, e sobre a Orientação CTS para o ensino de Ciências (1º momento analítico); análise das concepções de professores de Química sobre a Orientação CTS no Ensino de Cinética Química, após o processo formativo (2º momento analítico); e análise das concepções dos professores de Química sobre o Guia Didático Digital “A Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no Ensino de Química”, após o processo formativo (3º momento analítico). Os resultados das análises evidenciam, por exemplo, que: antes do processo formativo, a maioria dos professores não conhecia a Orientação CTS e alguns deles apresentaram concepções divergentes às esperadas para esta orientação, como, por exemplo, a concepção linear de desenvolvimento e a tecnologia como ciência aplicada; após o processo formativo, a maioria dos professores compreendeu características da Orientação CTS; e, neste sentido, o GDD elaborado e aplicado contribuiu para a apropriação e expansão dos aspectos teóricos e metodológicos da orientação CTS em um processo de formação continuada para os professores de química.
Abstract: In this research we aimed to analyze contributions and limitations of the Digital Didactic Guide “The Science-Technology-Society Orientation (CTS) in Chemistry Teaching”, elaborated and applied in a process of continuous formation of chemistry teachers. Participating in the research were teachers of the discipline of High School Chemistry in 2019, housed in jurisdictional schools in the Recife Sul Regional Management Department (GRE-Recife / Sul). We adopted a qualitative approach to empirical data and followed six methodological steps: elaboration of questionnaires 1 and 2 (step 1); first meeting with teachers and application of questionnaire 1 (step 2); elaboration and characterization of the Digital Didactic Guide on CTS Orientation (step 3); planning of the continuing education process (step 4); development of the training process and application of questionnaire 2 (step 5); and data analysis (step 6). The analytical moments were: analysis of teachers' conceptions about CTS relations, Chemistry teaching, and CTS Guidance for Science teaching (1st analytical moment); analysis of Chemistry teachers' conceptions about the CTS Orientation in the Teaching of Chemical Kinetics, after the formative process (2nd analytical moment); and analysis of Chemistry teachers' conceptions about the Digital Didactic Guide “The Science-Technology-Society Orientation (CTS) in Chemistry Teaching”, after the formative process (3rd analytical moment). The results of the analysis show, for example, that: before the training process, most teachers were unaware of the CTS Orientation and some of them presented divergent conceptions to those expected for this orientation, such as the linear conception of development and the technology. as applied science; After the training process, most teachers understood characteristics of the CTS Orientation; In this sense, the elaborated and applied GDD contributed to the appropriation and expansion of the theoretical and methodological aspects of CTS orientation in a process of continuing education for chemistry teachers.
Palavras-chave: Professor de química
Formação continuada
Guia didático digital
Cinética química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)
Citação: BASTOS, Maria de Fátima Peixoto. Contribuições e limitações do guia didático digital orientação científica-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de química aplicado em um processo de formação continuada de professores de química. 2019. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8334
Data de defesa: 29-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Química

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