Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8332
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da hermenêutica filosófica na formação continuada de docentes de biologia
Autor: MARANHÃO JÚNIOR, Otoniel Rodrigues 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Maria Marly de
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Marly de
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Terceiro membro da banca: RIBEIRO, Magali de Lima
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal analisar as contribuições da hermenêutica filosófica na formação continuada de professores de Biologia em uma escola da Rede Pública Estadual de Pernambuco – Brasil. Na construção de nosso estudo, consideramos a necessidade de pensar em um processo formativo que discutisse com o professor uma forma de pensar que o orientasse quanto à temática da compreensão, a fim de ajudá-lo no ensino e na aprendizagem dos seus estudantes em sala de aula. Nesse sentido, realizamos uma revisão de literatura sobre a hermenêutica, desde sua origem até sua acepção filosófica, suas relações com a educação e fizemos estudos sobre a formação continuada de professores, que subsidiassem a temática como proposta de encontros formativos com docentes de Biologia. Nosso procedimento metodológico foi baseado nos pressupostos do paradigma qualitativo e consistiu em três momentos: no primeiro, realizamos entrevistas por meio da técnica do Círculo Hermenêutico-dialético (CHD) com quatro professores, onde, ao final, foi solicitado aos mesmos a construção de um plano de aula de um conteúdo futuro no ano letivo vigente. No segundo, procedemos com uma formação continuada em quatro dias no âmbito escolar a fim de apresentar a hermenêutica filosófica aos docentes e suas relações com ensino de Biologia. Por fim, realizamos entrevistas individuais e devolvemos os planos de aulas aos professores, para que os reformulassem à luz dos encontros formativos sobre hermenêutica filosófica. Os dados obtidos foram submetidos ao processo de Análise Hermenêuticodialética Interativa (AHDI), o qual nos permitiu primeiramente observar a pertinência da proposta e, depois, após os encontros formativos, perceber mudanças na formação dos professores, justificadas no relato de práticas docentes que consideraram os conhecimentos prévios dos estudantes e que foram mais comprometidas com a compreensão dos conteúdos por eles. A análise dos dados nos permitiu verificar que a hermenêutica filosófica é uma racionalidade que contribui com a formação continuada voltada ao ensino pela via do diálogo, que dialetiza as interpretações de professores e estudantes, com vistas a compreensão mútua.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the contributions of philosophical hermeneutics in the continuing education of Biology teachers from a public school district in the state of Pernambuco - Brazil. In the conceptualization of our study, we considered the need to think of a formative process that discusses with teachers the rationale that guides them on the theme of understanding, in order to help them in teaching and learning of their students in the classroom. In this sense, we conducted a literature review on hermeneutics, from its origin to its philosophical meaning, its relationship with education, and we made studies on the continuing education of teachers, which subsidized the theme as a proposal for formative meetings with Biology teachers. Our methodological procedure was based on the principles of the qualitative paradigm and consisted of three steps. First, we conducted interviews with four teachers using the Hermeneutic-dialetic Circle (CHD) technique, at the end of which teachers were asked to build a lesson plan for an upcoming topic in the current school calendar year. Second, we proceeded with a four-day continuing education course at school to introduce the principles of philosophical hermeneutics and their relationship with teaching Biology to teachers. Finally, we conducted individual interviews with teachers and returned their lesson plans for reformulation in light of their continuing education on philosophical hermeneutics. The data obtained were submitted to the Interactive Hermeneutic Dialectical Analysis (AHDI) process, which allowed us to demonstrate the relevance of the proposal and, after the formative meetings, to detect changes in teacher education, based on reports of teaching practices that considered the students' previous knowledge and were more committed to their understanding of the contents. The analysis of the data allowed us to verify that philosophical hermeneutics rationale contributes to the continuing education oriented on teaching through dialogue that dialects the interpretations of teachers and students, aiming at a mutual understanding.
Palavras-chave: Hermenêutica filosófica
Formação continuada
Professor de biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MARANHÃO JÚNIOR, Otoniel Rodrigues. Contribuições da hermenêutica filosófica na formação continuada de docentes de biologia. 2019. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8332
Data de defesa: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otoniel Rodrigues Maranhao Junior.pdfDocumento principal1,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.