Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8329
Tipo do documento: Dissertação
Título: A prática pedagógica de professores de biologia com o ciclo celular na educação básica
Autor: BEZERRA, Fábio José Lourenço 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Primeiro membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Segundo membro da banca: CAMAROTTI, Maria de Fátima
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Maria Marly de
Resumo: Considerando os documentos oficiais que regem a Educação Básica nacional, com atenção especial ao da base curricular comum, no que tange às recomendações dadas à prática pedagógica com a Biologia no Ensino Médio, verificamos que essa é orientada no sentido de fornecer aos educandos uma formação que lhes prepare para a formação profissional, bem como para o exercício consciente da cidadania. E isso através do desenvolvimento do senso crítico, da reflexão e da autonomia intelectual. Diante dessas recomendações, a pesquisa propõe compreender como se dá a prática pedagógica de professores de Biologia com o Ciclo Celular na Educação Básica. Especificamente objetivamos: verificar quais desafios estão sendo enfrentados pelos professores de Biologia no ensino do Ciclo Celular na Educação Básica, identificar quais estratégias didáticas são adotadas pelos professores para abordar o conteúdo “Ciclo Celular” e propor estratégias que contribuam para a prática pedagógica dos professores de Biologia com o conteúdo “Ciclo Celular”. Para se atingir os dois primeiros objetivos deste estudo, foram consideradas as observações das aulas e as entrevistas com os professores, de uma Escola Pública Estadual no Munícipio de Camaragibe – PE. Havia a expectativa de se encontrar práticas exitosas nessa instituição, uma vez que estudantes-pesquisadores dela participam anualmente de uma exposição municipal de ciência e tecnologia, reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para o terceiro objetivo, fez-se a aplicação de um questionário com os estudantes dos docentes participantes da pesquisa. A análise de conteúdo foi utilizada como meio para a interpretação e inferência dos dados. Os resultados relativos aos dois primeiros objetivos apontaram que, apesar de os professores estudados terem uma formação acadêmica acima da média dos docentes da educação pública, e a escola ser privilegiada com recursos pedagógicos e estrutura os quais a maioria das escolas públicas é carente, o ensino tradicional, conteudista e descontextualizado prevaleceu na abordagem do tema Ciclo Celular. Os achados denunciam as péssimas condições para um ensino exitoso desse conteúdo, e provavelmente para todos os demais de Biologia. Por meio de suas respostas ao questionário, os discentes sugeriram aulas dinâmicas e interativas, com uso de várias modalidades e recursos didáticos, para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem do assunto citado.
Abstract: Considering the official documents governing the national Basic Education, with special attention to the common curriculum base, with regard to the recommendations given to the pedagogical practice with the Biology in High School, we find that it is oriented to provide the students with a training that prepare them for vocational training as well as for the conscious exercise of citizenship. And this through the development of critical thinking, reflection and intellectual autonomy. Given these recommendations, the research proposes to understand how is the pedagogical practice of Biology teachers with the Cell Cycle in Basic Education. Specifically we aim: to verify which challenges are being faced by Biology teachers in the teaching of the Cell Cycle in Basic Education, to identify which didactic strategies are adopted by the teachers to approach the content “Cell Cycle” and to propose strategies that contribute to the pedagogical practice of Biology with the content “Cell Cycle”. To achieve the first two objectives of this study, we considered the observations of the classes and interviews with teachers from a State Public School in Camaragibe - PE. Successful practices were expected to be found at this institution, as student researchers participate annually in a municipal science and technology exhibition recognized by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). For the third objective, a questionnaire was applied to the students of the teachers participating in the research. Content analysis was used as a means for data interpretation and inference. The results related to the first two objectives pointed out that, although the teachers studied have an above average academic education of public education teachers, and the school is privileged with pedagogical resources and structure which most public schools are lacking, the teaching traditional, contentious and decontextualized approach prevailed in the Cell Cycle theme approach. The findings denounce the terrible conditions for a successful teaching of this content, and probably for all others in Biology. Through their answers to the questionnaire, the students suggested dynamic and interactive classes, using various modalities and didactic resources, to improve the teaching and learning process of the mentioned subject.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Professor de biologia
Ensino de biologia
Ensino básico
Ciclo celular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BEZERRA, Fábio José Lourenço. A prática pedagógica de professores de biologia com o ciclo celular na educação básica. 2019. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8329
Data de defesa: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Jose Lourenco Bezerra.pdfDocumento principal2,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.