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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Gioconda de Sousa Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8026362263262460por
dc.contributor.advisor1ARRAZOLA, Laura Susana Duque-
dc.contributor.referee1DUARTE, Rebeca Oliveira-
dc.contributor.referee2AQUINO, Rosa Maria de-
dc.contributor.referee3FREITAS, Dayse Amâncio dos Santos Veras-
dc.date.accessioned2019-10-23T13:17:41Z-
dc.date.issued2019-08-22-
dc.identifier.citationLIMA, Gioconda de Sousa Silva. “Sou negra”: processos de enegrecimento nos contextos embranquecedores na sociedade de consumo. 2019. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8291-
dc.description.resumoA presente pesquisa visou discutir o consumo e o cotidiano perpassados pela dimensão racial, buscando refletir sobre os aspectos dessa relação para mulheres de raça negra. Considerando a inserção em uma cultura orientada pelo capital e sob forte influência do mercado, que usa o poder da mídia para manter a ordem social (branca, burguesa e patriarcal) vigente, o presente estudo pretendeu entender as relações entre a identidade negra, embranquecimento e cultura de consumo para as mulheres negras. Para tanto, considerou-se a bibliografia existente e relevante, à luz das/os autoras/es, cientistas sociais, que discutem temas como sociedade, cotidiano, racismo, consumo, indivíduo/sujeito, norteando e provocando a reflexão. Foram utilizadas também publicidades que instigam o debate e reforçam a proposta de uso enquanto uma ferramenta de manutenção da ordem social, favorecendo o embranquecimento e o racismo. Considerando tratar-se de pesquisa qualitativa, o procedimento metodológico privilegiado foi a realização de entrevistas semiorientadas com interlocutoras voluntárias, a partir de uma amostra nãoprobabilística. As posteriores análise e discussão foram inspiradas na teoria das práticas discursivas e produção de sentidos, visando a valorização das vivências compartilhadas pelas interlocutoras e as elaborações decorrentes das provocações desse estudo. O diálogo com as voluntárias aponta para uma tomada de consciência que modifica percepções de situações vivenciadas e alteram modos de estar no mundo, para além da sobrevivência individual, há uma percepção coletiva de como o racismo atinge as pessoas negras e da importância de movimentos de fortalecimento e do enegrecimento como forma de resistência. A realização desta pesquisa é concebida em agradecimento para todas as pessoas negras que lutaram pelo reconhecimento e conquista da igualdade. Sendo proposta como instrumento de promoção de autoafirmação para a luta do enfrentamento ao racismo, com vistas à contribuição para um novo processo de educação e socialização.por
dc.description.abstractThis research aimed to discuss the consumption and daily life permeated by race bias, seeking to reflect on the aspects of this relationship for black women. Considering the insertion in a capital-oriented culture under strong market influence, which uses the power of the media to maintain the prevailing social order (white, bourgeois and patriarchal), This study aimed to understand the relationships between black identity, whitening and consumer culture for black women. Therefore, the existing and relevant bibliography was considered, in the light of the authors, social scientists, who discuss topics such as society, daily life, racism, consumption, individual / subject, guiding and provoking reflection. Advertisements were also used to stimulate debate and reinforce the proposed use as a tool for maintaining social order, favoring whitening and racism. Considering that this is a qualitative research, the privileged methodological procedure was to conduct semi-oriented interviews with voluntary interlocutors, from a non-probabilistic sample. The subsequent analysis and discussion were inspired by the theory of discursive practices and meaning production, aiming at the valorization of the experiences shared by the interlocutors and the elaborations resulting from the provocations of this study. Dialogue with the volunteers points to an awareness that changes perceptions of situations experienced and change ways of being in the world, beyond individual survival, there is a collective perception of how racism affects black people and the importance of strengthening movements. and blackening as a form of resistance. This research is conceived in gratitude to all black people who fought for the recognition and achievement of equality. Being proposed as an instrument to promote self-affirmation for the fight against racism, with a view to contributing to a new process of education and socialization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-10-23T13:17:40Z No. of bitstreams: 1 Gioconda de Sousa Silva Lima.pdf: 1078688 bytes, checksum: 162d364fa139a90d516e2bd6426df438 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-23T13:17:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gioconda de Sousa Silva Lima.pdf: 1078688 bytes, checksum: 162d364fa139a90d516e2bd6426df438 (MD5) Previous issue date: 2019-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulher negrapor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectSociedade de consumopor
dc.subjectCotidianopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.title“Sou negra”: processos de enegrecimento nos contextos embranquecedores na sociedade de consumopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

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