Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8291
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Sou negra”: processos de enegrecimento nos contextos embranquecedores na sociedade de consumo
Autor: LIMA, Gioconda de Sousa Silva 
Primeiro orientador: ARRAZOLA, Laura Susana Duque
Primeiro membro da banca: DUARTE, Rebeca Oliveira
Segundo membro da banca: AQUINO, Rosa Maria de
Terceiro membro da banca: FREITAS, Dayse Amâncio dos Santos Veras
Resumo: A presente pesquisa visou discutir o consumo e o cotidiano perpassados pela dimensão racial, buscando refletir sobre os aspectos dessa relação para mulheres de raça negra. Considerando a inserção em uma cultura orientada pelo capital e sob forte influência do mercado, que usa o poder da mídia para manter a ordem social (branca, burguesa e patriarcal) vigente, o presente estudo pretendeu entender as relações entre a identidade negra, embranquecimento e cultura de consumo para as mulheres negras. Para tanto, considerou-se a bibliografia existente e relevante, à luz das/os autoras/es, cientistas sociais, que discutem temas como sociedade, cotidiano, racismo, consumo, indivíduo/sujeito, norteando e provocando a reflexão. Foram utilizadas também publicidades que instigam o debate e reforçam a proposta de uso enquanto uma ferramenta de manutenção da ordem social, favorecendo o embranquecimento e o racismo. Considerando tratar-se de pesquisa qualitativa, o procedimento metodológico privilegiado foi a realização de entrevistas semiorientadas com interlocutoras voluntárias, a partir de uma amostra nãoprobabilística. As posteriores análise e discussão foram inspiradas na teoria das práticas discursivas e produção de sentidos, visando a valorização das vivências compartilhadas pelas interlocutoras e as elaborações decorrentes das provocações desse estudo. O diálogo com as voluntárias aponta para uma tomada de consciência que modifica percepções de situações vivenciadas e alteram modos de estar no mundo, para além da sobrevivência individual, há uma percepção coletiva de como o racismo atinge as pessoas negras e da importância de movimentos de fortalecimento e do enegrecimento como forma de resistência. A realização desta pesquisa é concebida em agradecimento para todas as pessoas negras que lutaram pelo reconhecimento e conquista da igualdade. Sendo proposta como instrumento de promoção de autoafirmação para a luta do enfrentamento ao racismo, com vistas à contribuição para um novo processo de educação e socialização.
Abstract: This research aimed to discuss the consumption and daily life permeated by race bias, seeking to reflect on the aspects of this relationship for black women. Considering the insertion in a capital-oriented culture under strong market influence, which uses the power of the media to maintain the prevailing social order (white, bourgeois and patriarchal), This study aimed to understand the relationships between black identity, whitening and consumer culture for black women. Therefore, the existing and relevant bibliography was considered, in the light of the authors, social scientists, who discuss topics such as society, daily life, racism, consumption, individual / subject, guiding and provoking reflection. Advertisements were also used to stimulate debate and reinforce the proposed use as a tool for maintaining social order, favoring whitening and racism. Considering that this is a qualitative research, the privileged methodological procedure was to conduct semi-oriented interviews with voluntary interlocutors, from a non-probabilistic sample. The subsequent analysis and discussion were inspired by the theory of discursive practices and meaning production, aiming at the valorization of the experiences shared by the interlocutors and the elaborations resulting from the provocations of this study. Dialogue with the volunteers points to an awareness that changes perceptions of situations experienced and change ways of being in the world, beyond individual survival, there is a collective perception of how racism affects black people and the importance of strengthening movements. and blackening as a form of resistance. This research is conceived in gratitude to all black people who fought for the recognition and achievement of equality. Being proposed as an instrument to promote self-affirmation for the fight against racism, with a view to contributing to a new process of education and socialization.
Palavras-chave: Mulher negra
Identidade negra
Racismo
Sociedade de consumo
Cotidiano
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Citação: LIMA, Gioconda de Sousa Silva. “Sou negra”: processos de enegrecimento nos contextos embranquecedores na sociedade de consumo. 2019. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8291
Data de defesa: 22-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gioconda de Sousa Silva Lima.pdfDocumento principal1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.