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dc.creatorLUCENA, Valdecira Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938284252039379por
dc.contributor.advisor1FREITAS, Dayse Amâncio dos Santos Veras-
dc.contributor.advisor-co1MARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Beatriz Nunes da-
dc.contributor.referee2TRAJANO, Mariana Correia-
dc.contributor.referee3COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega-
dc.date.accessioned2019-10-07T13:01:02Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationLUCENA, Valdecira Bezerra. "Eu sou 'o cara' sentado na mesa do bar" : uma análise das publicidades de cerveja e das práticas de consumo feminino. 2019. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8241-
dc.description.resumoO objetivo geral desta dissertação é o de analisar a relação existente entre os anúncios publicitários de cerveja que objetificam a mulher e o estabelecimento do gosto pela bebida em mulheres. Dessa maneira, observamos que a imagem da mulher representada nessas publicidades busca de forma estratégica a objetificação, pois reforça a perpetuação da dominação masculina e reproduzem valores dominantes e tradicionais de nossa cultura brasileira arraigada numa sociedade patriarcal, na qual prevalece a violência simbólica de gênero. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa seguimos o seguinte roteiro: identificar as representações da imagem da mulher em anúncios publicitários de cerveja e apontar os aspectos de escolha que orientam o consumo de cerveja por mulheres neste processo da prática do consumo. A metodologia é qualitativa, descritiva e os dados foram trabalhados utilizando a “Análise de Discurso Funcional” como método fundamental para dar sustentação ao estudo. Neste estudo, além da análise das imagens publicitárias, foram realizados dois Grupos Focais na cidade do Recife, com mulheres universitárias, entre 18 a 31 anos, consumidoras de cerveja, com o intuito de coletar dados, informações pertinentes para em seguida elaborar uma análise sobre a temática abordada. Em suma, percebemos que a objetificação do corpo da mulher se apresenta de diferentes maneiras e que nesta pesquisa foi identificada de forma explícita e simbólica. Quanto ao consumo de bebida alcoólica entre as mulheres pesquisadas, chama a atenção o fato de não terem iniciado o consumo pela cerveja, bebida mais popular brasileira e reconhecida como sendo masculina. A transição para a cerveja se relaciona com sua imagem de elemento socializador, marcador de autonomia, independência, entre outros. Alguns atributos, em muitos dos casos, considerados mais presentes no universo masculino e que as mulheres buscam alcançar, concreta e simbolicamente. Observamos que são percebidas variações em alguns anúncios publicitários e de iniciativas inclusivas, mas o contexto ainda é de tensões e contradições, além da repetição de uso de estereótipos de feminilidade. Como dado de resultado de pesquisa, as participantes dos Grupos Focais não consideram influenciadas pela publicidade em seu processo de consumo de cerveja, contudo identificamos relações estabelecidas entre os discursos que objetificam as mulheres e o gosto pela cerveja.por
dc.description.abstractThe overall objective of this dissertation is to analyze the relationship between beer commercials that objectify women and the establishment of the taste for the drink in women. In this manner, we see that the image of the woman represented in these advertisements strategically search the objectness, because it reinforces the perpetuation of male domination and reproduce the dominant and traditional values of our brazilian culture rooted in a patriarchal society, in which prevails the symbolic violence. To achieve the objective of this research will follow the following route: identify the representations of the image of women in beer commercials and point out aspects of choice that guide the consumption of beer by women in the process of practice consumption. The methodology is descriptive and qualitative data were processed using the "Functional Discourse Analysis" as a fundamental method to provide support to the study. In this study, in addition to the analysis of advertising images, two focus groups were held in the city of Recife, with University women, between 18 to 31 years, consumers of beer in order to collect data, pertinent information to then prepare an analysis of the theme addressed. In short, we realized that the objectification of the female body presents itself in different ways and that this survey was identified explicitly and symbolic. As the consumption of alcohol among women surveyed, draws attention to the fact they have not started the beer consumption, drink more popular brazilian and recognized as being male. The transition to the beer relates to your element image socializing, autonomy, independence, among others. Some attributes, in many cases, considered to be more present in the male universe and that women seek to achieve concrete and symbolically. We observe that are perceived variations in some commercials and inclusive initiatives, but the context is still tensions and contradictions, as well as the repetition of stereotypes of femininity. As a result of research, the participants of the focus groups do not consider influenced by advertising in your beer consumption process, however we identify relationships established between the speeches that objectify women and the taste for beer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-10-07T13:01:02Z No. of bitstreams: 1 Valdecira Bezerra Lucena.pdf: 2719501 bytes, checksum: fab52f9c8624a9ec08b7a7eacfe3cfd8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-07T13:01:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdecira Bezerra Lucena.pdf: 2719501 bytes, checksum: fab52f9c8624a9ec08b7a7eacfe3cfd8 (MD5) Previous issue date: 2019-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCervejapor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectCultura patriarcalpor
dc.subjectConsumopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.title"Eu sou 'o cara' sentado na mesa do bar" : uma análise das publicidades de cerveja e das práticas de consumo femininopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

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