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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8137
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A responsabilidade socioambiental em instituições públicas : um estudo de caso para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Autor: | BATISTA, Agleilson Souto |
Primeiro orientador: | ALBUQUERQUE, José de Lima |
Primeiro coorientador: | CORREIA NETO, Jorge da Silva |
Primeiro membro da banca: | CORREIA NETO, Jorge da Silva |
Segundo membro da banca: | CABRAL, Romilson Marques |
Terceiro membro da banca: | LYRA, Marília Regina Costa Castro |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, tem sido desenvolvido, no Brasil e no mundo, uma quantidade significativa de programas, leis e normas que procuram melhorar os aspectos relacionados à questão socioambiental, além de diversos instrumentais que buscam facilitar a implantação e disseminação destas esferas da responsabilidade organizacional. O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe mudanças na maneira de agir, não só por parte das empresas, mas por parte de todos, no sentido de se adotar práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação para com a natureza. Neste contexto de mudanças, inserem-se as instituições públicas, sobremaneira, as Instituições de Ensino Superior (IES), por possuírem um papel fundamental no processo de mudança da sociedade quanto às questões da sustentabilidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre as ações socioambientais que estão sendo adotadas na gestão da Unidade Academica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UAST/UFRPE, a partir de práticas gerenciais e operacionais relacionadas à estratégia para a sustentabilidade, às relações com os empregados e à Gestão Ambiental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa e configura-se por ser de natureza aplicada e descritiva. Para a coleta dos dados, fez-se uso de pesquisas bibliográficas, documentais, observação direta, além da aplicação de questionários. Quanto ao procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa participativa e o estudo de caso. Como resultados, pôde-se evidenciar a preoculpação com a questão ambiental pela instituição, visto estar formalmente inserida em sua gestão, mesmo que de forma embrionária. Observou-se, também, que a Instituição atende parcialmente às diretrizes propostas pela A3P, apesar de não ter conseguido aderir formalmente a este programa, e que as ações existentes acontecem de maneira isoladas e desarticuladas. Não obstante, com a implementação de capítulo específico no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), este cenário vem mudando. No entanto, a percepção do quadro funcional, especificamente, de docentes e técnicos, lotados na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, diverge quanto ao posicionamento institucional no tocante às questões socioambientais, sugerindo a necessidade de uma melhor divulgação das ações existentes na UAST. A análise indica a necessidade da criação de uma agenda ambiental e de um comitê para discutir a temática socioambiental com representações docente, discente e de agentes universitários, uma vez que a temática exige esforço de toda a comunidade acadêmica para que se obtenha os resultados esperados. |
Abstract: | Over the past few years a significant number of programs, laws and norms have been developed in Brazil and in the world that seek to improve aspects related to the socio-environmental issue, as well as several instruments that seek to facilitate the implementation and dissemination of these spheres of organizational responsibility . The emergence of the concept of sustainable development brought changes in the way of acting, not only of companies, but of all, in the sense of adopting daily practices that show respect and concern for nature. In this context of changes, public institutions, especially Higher Education Institutions (HEIs), are inserted because they have a fundamental role in the process of changing society regarding sustainability issues. This study aims to make a diagnosis about the socio-environmental actions being taken in the management of the Serra Talhada Academic Unit of the Federal Rural University of Pernambuco, UAST / UFRPE, based on management and operational practices related to the strategy for sustainability, relations with employees and Environmental Management. The research adopted a qualitative and quantitative approach and is configured as an applied and descriptive nature. In order to collect the data, this research made use of bibliographical and documentary research, direct observation and the application of questionnaires. As methodological procedure was adopted the participatory research and the case study. As a result, the institution's preoccupation with the environmental issue could be evidenced, since it is formally inserted in its management, even in an incipient way. It was also observed that the Institution partially complies with the guidelines proposed by the A3P, although it has not been able to formally join this program, and that existing actions occur in isolated and disjointed ways, but with the implementation of a specific chapter in the Institutional Development Plan (PDI), this scenario has been changing. However, the perception of the staff, specifically teachers and technicians, crowded at the Serra Talhada Academic Unit, diverges regarding institutional positioning regarding social and environmental issues, suggesting the need for a better dissemination of existing UAST actions. The analysis indicates the need to create an environmental agenda and a committee to discuss the social and environmental issues with teachers, students and university representatives, since the theme requires the efforts of the entire academic community to achieve the expected results. |
Palavras-chave: | Ação socioambiental Responsabilidade socioambiental Universidade pública |
Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) |
Citação: | BATISTA, Agleilson Souto. A responsabilidade socioambiental em instituições públicas : um estudo de caso para a Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2019. 198 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8137 |
Data de defesa: | 8-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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