Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8065
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho com textos argumentativos no nono ano : da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares
Autor: SOUZA, Laeiguea Bezerra de 
Primeiro orientador: LIMA, Angela Valéria Alves de
Primeiro membro da banca: LIMA, Angela Valéria Alves de
Segundo membro da banca: MARCUSCHI, Elizabeth
Terceiro membro da banca: LIMA, Gustavo Henrique da Silva
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as causas do baixo desempenho do nono ano do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira-PE no teste de proficiência em leitura do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), especificamente no trato com os textos argumentativos, pois a partir da coleta de dados no endereço eletrônico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd-UFJF, instituição que dá apoio técnico ao estado de Pernambuco), constatou-se que os descritores D10 (Distinguir fato de opinião) e D19 (Identificar a tese de um texto), próprios de textos argumentativos, têm a maior incidência de erros. A fim de conduzir o trabalho, foram elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as concepções dos professores de Língua Portuguesa da escola no que concerne o trabalho com a argumentação na sala de aula; descrever as características das regências, detectando o lugar dos textos argumentativos nas práticas de leitura escolares; identificar os tipos de atividades com textos argumentativos nas aulas; identificar as habilidades focalizadas pelos professores ao explorarem textos argumentativos nas aulas. Para embasar o trabalho, fizemos uma discussão das teorias de Luckesi (2008; 2012), Sousa (1998) e Horta Neto (2010) sobre as avaliações interna e externa; Libâneo e Oliveira (2003), Sacristán (2000), Arroyo (1999) e Bonamino e Sousa (2012) sobre a relação entre o currículo e a Matriz de Referência; Marcuschi (2012), Schneuwly e Dolz (2004), Antunes (2005) e Koch e Fávero (1987) sobre gêneros, tipos textuais e a argumentação; por fim, discutimos a pesquisa da Fundação Victor Civita (2011) e os Referenciais para Formação de Professores (BRASIL, 2002) sobre a formação continuada no país. E, considerando que o resultado das avaliações externas pode ser um reflexo das práticas de ensino, propomos um curso de formação continuada sobre a tipologia argumentativa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, com aplicação de questionário aberto aos professores de Língua Portuguesa da escola e observação livre com registros em diário de campo. Os resultados suscitam uma mudança metodológica das aulas sobre a argumentação para uma maior aprendizagem.
Abstract: This study aimed to investigate the causes of low performance of the ninth year of the College State Normal Afogados da Ingazeira-PE proficiency test in reading the Educational Assessment System Pernambuco (SAEPE), specifically in dealing with argumentative texts because from the data collection at the website of the Center for Public Policy and Evaluation of Education, Federal University of Juiz de Fora (CAEd-UFJF, a instituition that provides technical support to the state of Pernambuco), it was found that the D10 descriptors (Distinguish fact from opinion) and D19 (Identify the thesis of a text), own argumentative texts, have the highest incidence of errors. In order to conduct the work, the following specific objectives were listed: identify the conceptions of school Portuguese teachers regarding work with the reasoning in the classroom; describe the characteristics of the regencies, detecting the place of argumentative texts in school reading practices; identify the types of activities with argumentative texts in class; identify the skills targeted by the teachers to explore argumentative texts in class. To support the work, we had a discussion of theories of Luckesi (2008; 2012), Sousa (1998) and Horta Neto (2010) on internal and external assessments; Libâneo and Oliveira (2003), Sacristan (2000), Arroyo (1999) and Bonamino and Sousa (2012) about the relationship between the curriculum and the Reference Matrix; Marcuschi (2012), Schneuwly and Dolz (2004), Antunes (2005) and Koch and Favero (1987) on gender, textual types and argumentation; Finally, we discuss the research of Victor Civita Foundation (2011) and Benchmarks for Teacher Education (BRAZIL, 2002) on continuing education in the country. And considering that the outcome of external evaluations may be a reflection of teaching practices, we propose a continuing education course on the argumentative type. This was a qualitative, research with descriptive, application of open questionnaire to school English language teachers and free observation records in field diary. The results raise a methodological change classes on the argument for higher learning.
Palavras-chave: Interpretação de texto
Avaliação externa
Leitura
Análise de desempenho
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: SOUZA, Laeiguea Bezerra de. O trabalho com textos argumentativos no nono ano : da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares. 2016. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8065
Data de defesa: 25-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laeiguea Bezerra de Souza.pdfDocumento principal3,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.