Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8064
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura brasileira de autoria feminina : um caminho para o letramento literário na escola regular
Autor: CUNHA, Liliane Oliveira da 
Primeiro orientador: FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de
Primeiro membro da banca: FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de
Segundo membro da banca: MORAIS, João Batista Martins de
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Nilson Pereira de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura Brasileira de autoria feminina é trabalhada no livro didático do 9º ano da Coleção Português: Linguagens do Ensino Fundamental dos escritores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, na Escola Estadual Abdias Bezerra, Ribeirópolis - SE, observando que a Literatura Brasileira de autoria feminina é um dos caminhos para formar leitores críticos no ensino fundamental. Analisamos os textos literários presentes neste livro sob uma perspectiva técnico didática. A Literatura Brasileira de autoria feminina é relegada a um segundo plano porque a historiografia sempre foi feita por homens. As escritoras são esquecidas por uma ordem crítica patriarcal. O resultado desta investigação nos mostra qual o enfoque dado à Literatura Brasileira de autoria feminina nesse livro didático de Língua Portuguesa, e dessa forma, nos leva a refletir sobre a necessidade de promover o letramento literário no Ensino Fundamental.
Abstract: The present research aims to analyze how the Brazilian Literature of female authorship is worked on the 9th grade textbook of the Portuguese Collection: Languages of the Elementary Education of the writers William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, at the Abdias Bezerra State School, Ribeirópolis, SE That the Brazilian Literature of female authorship is one of the ways to train critical readers in elementary school. We analyze the literary texts present in this book from a didactic technical perspective. The Brazilian Literature of female authorship is relegated to the background because historiography has always been done by men. Women writers are forgotten by a critical patriarchal order. The result of this research shows us the focus given to the Brazilian Literature of female authorship in this didactic book of Portuguese Language, and, thus, leads us to reflect on the need to promote literary literacy in Elementary School.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Livro didático
Letramento literário
Autoria feminina
Gênero
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: CUNHA, Liliane Oliveira da. Literatura brasileira de autoria feminina : um caminho para o letramento literário na escola regular. 2017. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8064
Data de defesa: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liliane Oliveira da Cunha.pdfDocumento principal4,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.