Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8063
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento literário, EJA e poetas na escola : fruição e conhecimento que ultrapassam os limites da sala de aula
Autor: SILVA, Edjane Timotio da
Primeiro orientador: CORTEZ, Marcia Felix da Silva
Primeiro membro da banca: CORTEZ, Marcia Felix da Silva
Segundo membro da banca: LIMA, Rafael Bezerra de
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Carlos Eduardo Albuquerque
Resumo: Educação de Jovens e Adultos da IV Fase, em uma Escola Municipal de Garanhuns-PE. O objetivo desse estudo é analisar crítico-descritivamente a leitura de poemas de poetas locais sob efeito da performance da voz como prática efetiva de letramento literário na escola. Outrossim, verificar de que forma os estudantes da modalidade já referida, que frequentam a escola no turno da noite, são sensibilizados a interagir e sensibilizar-se com o texto poético nas aulas de Língua Portuguesa, com vistas à proficiência leitora. Para a realização do trabalho, os primeiros passos percorreram a revisão bibliográfica, sob a qual está fundamentada a abordagem teórica, seguindo com um estudo exploratório durante dois meses (março/abril, 2016), em sequência, observação participante e intervenção ao longo do ano de 2016. Este estudo se justifica mediante a constatação da urgente necessidade de promover práticas de leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa, perspectivando a proficiência leitora dos estudantes já mencionados. A coleta de dados obtidos na investigação gerou questionários, fotos e filmagem. Os procedimentos de intervenção foram desenvolvidos a partir da proposta da sequência básica de Cosson (2014), por meio de interlocuções, explanação, leitura de poemas, performance, sarau, presença dos autores na escola, dentre outros. Como fundamentação teórica os balizadores da discussão foram o letramento literário, literatura e ensino, os documentos norteadores da leitura de poema na sala de aula, as Leis que regularizam o ensino para os alunos que não concluíram seus estudos na idade própria. Com base nos resultados, entendemos que trabalhar com poemas de poetas locais, utilizando a sequência básica de Cosson (2014), como estratégia de leitura, a performance da voz constitui uma prática de letramento literário para a proficiência leitora dos alunos da Educação de jovens e Adultos.
Abstract: The work present is a result of an action research conducted with the students of the Youth and Adult Education of Phase IV, in a municipal school of Garanhuns - PE. The purpose of this study is to critically and descriptively analyze a reading of poems by local poets under the effect of voice performance as an effective practice of literacy in schools. Moreover, it aims to verify that the students of this modality, who attend a school without night shifts, are sensitized to interact and to be sensitized with the poetic text in the classes of Portuguese language while vieweing the reading proficiency. To carry out the research per the steps taken in the bibliographic review, the following is the fundamental approach to a theoretical approach, followed by an exploratory study that lasted for two months (March / April, 2016), in sequence, participatory observation and intervention throughout the year 2016. This research is based on an observation of the urgency of a practical learning of literary reading in the classes of the Portuguese language, aiming at an already accomplished reading proficiency of the students. The collected data obtained during the research generated questionnaires, photos, recordings, and an ethnographic diary. The intervention procedure was developed from Cosson’s 2014 basic sequence proposal through interlocutions, explanations, poetry readings, performances, cultural gatherings, the presence of authors at the school, and much more. As theoretical foundation of the cursors of discussion about the literary text, literature and teaching, the guiding documents of poem reading in the classroom act as laws that regularize the teaching for students who did not complete their studies at the right age. The results revel that working with poems of local poets and using the basic sequence of Cosson (2014) as a strategy of the reading performance of the voice, constitute a literary literacy practice for a reading proficiency of students of the Youth and Adult Education.
Palavras-chave: Letramento literário
Educação de jovens e adultos
Leitura
Poema
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: SILVA, Edjane Timotio da. Letramento literário, EJA e poetas na escola : fruição e conhecimento que ultrapassam os limites da sala de aula. 2017. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8063
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edjane Timotio da Silva.pdfDocumento principal9,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.