Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8058
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Jeane Patrícia da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2464974905793320 | por |
dc.contributor.advisor1 | FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de | - |
dc.contributor.referee1 | FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de | - |
dc.contributor.referee2 | PAES, Iêdo de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3 | FERNANDES, Carlos Eduardo Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:36:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-30 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Jeane Patrícia da Silva. Literatura afro-brasileira : um caminho para educação etnorracial na Escola Virgília Garcia Bessa. 2017. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8058 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo apresentar a Literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental II, em uma escola de Comunidade Quilombola, como forma de estimular o letramento literário, apresentar autores e obras valorizando a riqueza cultural e desmistificando estereótipos racistas. Para isso, nesse trabalho será apresentado um breve histórico da educação escolar dos afrodescendentes antes e após a Lei Áurea. Assim como um pequeno histórico da comunidade quilombola Castainho, suas práticas culturais, festejos, tradições e como se deu a educação escolar nessa comunidade. Mostrar a importância da luta dos Movimentos Negros e das leis de combate às desigualdades, em especial a lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. E as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etnorraciais. Evidenciar a relevância do letramento literário, bem como levar para as salas de aula textos da Literatura Afro-brasileira para dar visibilidade a autores e obras, por fim propor atividades com base nos textos dessa literatura como forma de preservar a história e a cultura dos afrodescendentes e ainda promover discussões etnorraciais. | por |
dc.description.abstract | This work has the objective to insert Afro-Brazilian Literature in Elementary School II, in a Quilombola Community school, as a way of stimulating literary literacy, to introduce authors and works valuing cultural wealth and demystifying racist stereotypes. For this, it will be presented a brief history of school education for Afrodescendant before and after the Lei Aurea. As well as a small history of the quilombo community Castainho, its cultural practices, festivities, traditions and how school education was given in this com.munity. To show the importance of the struggle of the Black Movements and the laws to combat inequalities, in particular Law 10.639 / 03, which makes it compulsory to teach Afro-Brazilian and African history and culture in schools. To evidence the relevance of literary literacy, as well as to bring to the classrooms texts of Afro-Brazilian Literature to give visibility to authors and works, finally to propose activities based on the texts of this literature as a way of preserving the history and culture of Afro-descendants and to promote ethnoracial discussions. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-28T12:36:05Z No. of bitstreams: 1 Jeane Patricia da Silva Ferreira.pdf: 2956478 bytes, checksum: 63f65f429d2a558af5579a10ca77bab1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-28T12:36:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeane Patricia da Silva Ferreira.pdf: 2956478 bytes, checksum: 63f65f429d2a558af5579a10ca77bab1 (MD5) Previous issue date: 2017-03-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Unidade Acadêmica de Garanhuns | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Afrodescendente | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Literatura afro-brasileira : um caminho para educação etnorracial na Escola Virgília Garcia Bessa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jeane Patricia da Silva Ferreira.pdf | Documento principal | 2,89 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.